Política

Tácio Melo conversa sobre ciclovias com presidente da Associação Alagoana de Ciclismo

Presidente do Podemos Alagoas é pré-candidato a vice-prefeito de Maceió

Por Assessoria 20/08/2020 09h09 - Atualizado em 20/08/2020 09h09
Tácio Melo conversa sobre ciclovias com presidente da Associação Alagoana de Ciclismo
Presidente do Podemos Alagoas e pré-candidato a vice-prefeito de Maceió, Tácio Melo - Foto: Assessoria

Na noite de quarta-feira (19), o presidente do Podemos Alagoas e pré-candidato a vice-prefeito de Maceió, Tácio Melo, recebeu o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Antônio Facchinetti, para conversar sobre as ciclovias da capital.

Durante a live, que aconteceu durante o Dia Nacional do Ciclista, Tácio Melo conversou com Facchinetti, sobre a inserção de um ciclista da associação como membro do Conselho Municipal de Transporte, uma interação muito importante para quem necessita das ciclovias.

“Naquela época, conseguimos entrar no conselho e também colocar o carro do SMTT nos passeios ciclistico da associação, o que continua até hoje. Com a pandemia, estamos parados, mas continuamos, toda terça”, disse Facchinetti.

O presidente da Associação Alagoana de ciclismo contou um pouco da história da associação, sobre os problemas para os ciclistas em Alagoas e a falta de espaço. Conseguimos avançar alguma coisa durante a época que estávamos na SMTT, tivemos ciclovias na Avenida Paulo Holanda, na Avenida Josepha de Melo, na BR-104 em Maceió, inclusive ali tem a primeira sinalização semafórica para ciclistas da capital”, contou Tácio Melo.

Foi durante a gestão de Tácio Melo na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), que foram mapeadas as regiões da capital e que se criou cinco circuitos de ciclovia, nas avenidas Josefa de Melo, Manoel Afonso de Melo e na BR-104.

Um dos pontos tratados foi a Avenida Menino Marcelo, que é muito utilizada por ciclistas no trajeto de casa para o trabalho. “Sei a quantidade de acidentes, de quantos ciclistas perderam a vida ou ficaram com invalidez permanente, mas podemos avançar cada vez mais e mudar a consciência da sociedade”, disse Tácio Melo.

Outro assunto na pauta, foi a licitação das ciclovias nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, que deve ser lançada ainda este ano. “Embora Maceió tenha pouca infraestrutura cicloviária, em 2010 tínhamos 30 quilômetros de ciclovia e hoje temos 43 quilômetros”, afirmou Facchinetti.

Tácio falou sobre este momento de pandemia e como diminuir seus efeitos através do transporte via ciclismo. "Temos visto várias cidades no mundo utilizando a bicicleta para diminuir a disseminação do novo coronavírus. A bicicleta é uma alternativa para minimizarmos essa proliferação".

Tácio Melo pretende contar com o apoio de todos para criar mais projetos de inclusão social e de transporte com qualidade em Maceió. “Fizemos muito, mas ainda é pouco para termos uma cidade mais sustentável”.