Geral

Moradores protestam contra construção de estação de esgoto em Guaxuma

Segundo os manifestantes, projeto pretende destruir única praça do bairro

Por 7Segundos 21/08/2020 10h10 - Atualizado em 21/08/2020 10h10
Moradores protestam contra construção de estação de esgoto em Guaxuma
Protesto de moradores em Guaxuma - Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Moradores dos bairro Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió, interditaram uma das pistas da AL-101 Norte, na manhã desta sexta-feira (21), para protestar contra a construção de uma estação elevatória de esgoto na praça do Conjunto Gurguri.

De acordo com os manifestantes, o projeto executado pela prefeitura municipal de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) pretende destruir a única praça do bairro.

O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado e acompanhou a manifestação dos moradores.

Procurada pelo 7Segundos, a Seminfra esclareceu que o equipamento foi projetado e dimensionado de acordo com os parâmetros das normas brasileiras e não trará transtornos à comunidade local

Além disso, informou que a obra vai ocupar 10% da área escolhida, de forma a preservar o espaço de lazer, sem prejuízos à comunidade.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que está beneficiando com os serviços de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação quatro regiões de Maceió. Para implantação do esgotamento sanitário nos bairros do Litoral Norte foram necessárias a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (obra em execução no bairro da Saúde) e a instalação de Estações Elevatórias em vários bairros da região para o bombeamento do esgoto coletado até a estação de tratamento.

Implantar essas estações elevatórias exige observância a critérios técnicos, como levantamento topográfico detalhado e identificação de áreas destinadas a equipamentos urbanos, não sendo recomendadas, prioritariamente, áreas verdes ou de preservação ambiental, exceto quando inexistirem áreas destinadas à implantação de equipamentos. A área escolhida para construção da estação elevatória dos loteamentos Guaxuma e Gurgury foi a única disponível para a localidade que está fora de área verde e que atende aos critérios técnicos exigidos.

A Seminfra esclarece, ainda, que o equipamento foi projetado e dimensionado de acordo com os parâmetros das normas brasileiras e não trará transtornos à comunidade local, tendo funcionamento automatizado, além de dispor de grupo gerador exclusivo para atender a eventual falta de energia elétrica na região. O poço de sucção e demais equipamentos ficarão totalmente enterrados, causando menor impacto visual, ocupando apenas 10% da área escolhida, de forma a preservar o espaço de lazer, sem prejuízos à comunidade.

Sobre a insatisfação dos moradores, que através da Associação dos Moradores dos Loteamentos Guaxuma e Gurgury afirmaram preferir o sistema de fossa séptica e sumidouro à obra de esgotamento (pela necessidade de construção de estação elevatória), a Seminfra informa que, em reunião com representantes da Associação, na sede da Secretaria, no dia 12 de agosto de 2020, apresentou o projeto e explicou o funcionamento do equipamento e os critérios de escolha do local.

Os técnicos da Seminfra esclareceram, ainda, que o sistema preferido pelos moradores é primário e rudimentar, utilizado apenas quando inexiste rede pública coletora de esgotos, informando que a obra foi precedida de estudo ambiental e possui as licenças ambientais necessárias à sua execução.