Alagoas

Dos 38 mil auxílios recebidos irregularmente em AL, menos de três mil foram devolvidos

Dados foram informados pela Controladoria Geral da União

Por Marcos Filipe Sousa 02/10/2020 16h04 - Atualizado em 02/10/2020 16h04
Dos 38 mil auxílios recebidos irregularmente em AL, menos de três mil foram devolvidos
Auxílio Emergencial - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O auxílio emergencial liberado pelo Governo Federal em meio a pandemia da Covid-19 foi envolto em polêmicas após a descoberta de quem servidores públicos em todo o país receberam irregularmente a ajuda.

Após a descoberta através do cruzamento de informações de folhas de pagamento com a lista de beneficiários, se descobriu que em Alagoas mais de 38 mil servidores, do Estado e das prefeituras tiveram o valor de R$600,00 depositados em suas contas.

A Controladoria Geral da União (CGU) informou ao 7Segundos que deste montante, foram devolvidos apenas 2.609 benefícios.

O órgão explicou que retirando os casos de fraude com a utilização do CPF, o servidor que espontaneamente solicitou pelo site ou aplicativo fez uma declaração falsa ao se inscrever pode ser processado e punido civilmente, por improbidade administrativa, ou penalmente, pelo crime de falsidade ideológica e estelionato.

“Além disso, seja para os casos de recebimento automático ou por solicitação, também pode restar configurada uma infração disciplinar e, como servidor público, é passível de punição, até mesmo com a demissão a bem do serviço público”, informou através de nota.