Eleições

JHC precisará lidar com problemas geológicos e pressão de servidores em Maceió

Problemas vão além da pandemia de Covid-19

Por 7Segundos 29/11/2020 18h06 - Atualizado em 29/11/2020 19h07
JHC precisará lidar com problemas geológicos e pressão de servidores em Maceió
Avenida Leste Oeste, em Maceió - Foto: Secom

JHC (PSB), o prefeito eleito por Maceió neste domingo (29), segundo turno das eleições, vai precisar lidar com alguns problemas na capital alagoana que vão além da pandemia de Covid-19, que ainda faz milhares de vítimas em todo mundo.

Um deles é o fenômeno geológico que afeta os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto desde 2018. Muitos moradores afetados discordam dos acordos firmados com Braskem, mineradora apontada como responsável pelo afundamento do sono.

Além da possibilidade de expansão do problema para novas localidades, que já foi apontada por alguns especialistas, o novo prefeito vai ter que lidar com escoamento dessa população para outros bairros e problemas de mobilidade urbanas que o “fechamento’’ desses bairros deve causar.

Outra questão que o prefeito eleito precisará lidar é a pressão dos servidores municipais por reajuste salarial. A data-base do servidor público municipal de Maceió é em janeiro.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), antes de ser decretada a pandemia da Covid-19 no Brasil, o sindicato enviou ofício formalizando a reposição salarial em 21,03%, percentual referente às perdas salariais de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. O que foi negado pelo prefeito Rui Palmeira.

“Precisamos de alguém a frente da Prefeitura de Maceió que respeite a legislação municipal e valorize o funcionário público, que mantenha um diálogo aberto com os sindicatos, que são os representantes dos trabalhadores, pois somos essenciais para a prestação de serviços em todas as áreas da cidade e merecemos respeito”, afirmou Sidney Lopes, presidente do Sindspref.

Mobilidade Urbana - A mobilidade urbana foi um dos temas mais questionados pela imprensa aos candidatos à Prefeitura de Maceió. Com a quantidade de novos conjuntos e prédios construídos na parte alta da capital, o novo prefeito precisará arranjar uma maneira de escoar o trânsito.