Geral

Agricultura familiar irá abastecer hospitais em Alagoas

Com quase R$ 2 milhões investidos, a chamada pública é resultado da parceria entre Emater e Sesau e acontece nessa quarta (9)

Por Ascom Emater 07/12/2020 20h08
Agricultura familiar irá abastecer hospitais em Alagoas
Frente do Hospital Geral do Estado (HGE) - Foto: Agência Alagoas

As unidades hospitalares de Alagoas, geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irão receber alimentos provenientes da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação é resultado de uma chamada pública realizada pela Sesau, em parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), e visa atender às demandas anuais dos hospitais.

A abertura será nessa quarta-feira, 9 de dezembro, às 9h, na sede da secretaria, localizada na Avenida da Paz, nº 1174, Jaraguá, em Maceió. As Organizações Fornecedoras deverão apresentar os envelopes com os documentos para habilitação e o projeto de venda no mesmo dia. Vale ressaltar que apenas um representante por organização poderá participar.

Com um investimento de R$ 1.773.778,00, os alimentos cultivados pelos produtores locais estão divididos em seis lotes, sendo eles frutas, como abacaxi, bananas e laranjas; hortaliças, como abóbora, alface e batata inglesa; raízes, como inhame e mandioca; industrializados, açúcar cristal, leite de coco e molho inglês; polpas de frutas e cereais.

Desde o início da nova gestão, a Emater tem trabalhado para que a atuação seja reorganizada e ampliada, como foi a compra institucional com doação simultânea já realizada pelo instituto, através do PAA, ainda neste ano. Além disso, o foco também está em firmar mais parcerias como essa com a Sesau.

“Estamos aguardando as posses dos novos prefeitos e secretários municipais, para que possamos mobilizar ainda mais cidades a comprarem os produtos da agricultura familiar a um preço justo, fortalecendo o papel do agricultor e ajudando a desenvolver a economia do estado”, explicou o presidente da Emater Alagoas, Adalberon Sá Júnior.

Adalberon afirma que a Emater trabalha para garantir todos esses canais de comercialização de produção, e assegurar que esse trabalho seja assistido tecnicamente pelos extensionistas rurais da instituição. “Isso significa alimentos feitos com qualidade, de forma sustentável e com todo o acompanhamento técnico necessário”.

As unidades hospitalares beneficiadas são as sob a gestão da Sesau, como o Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE); Unidade de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly (UEDH); Clínica Infantil de Alagoas Dra. Daisy Lins Brêda; Unidade Mista Senador Arnon F. de Melo, em Piranhas; Unidade Mista Dr. Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia; e a Unidade Dr. Quitéria Bezerra de Melo, em Água Branca.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que a Emater vem prestando um importante incentivo à agricultura familiar. “Os gêneros alimentícios produzidos localmente são de qualidade. Já havíamos dialogado com a Emater sobre o PAA e estamos dando mais um importante passo com o objetivo de assegurar alimentação saudável, nutritiva e de confiança aos pacientes e servidores das nossas unidades hospitalares”.