Política

Em reunião com ministro da Saúde, senador trata do plano de vacinação

Rodrigo Cunha se reuniu com o ministro da saúde em busca de maiores informações sobre programa

Por 7Segundos 17/12/2020 20h08
Em reunião com ministro da Saúde, senador trata do plano de vacinação
Rodrigo Cunha e ministro da saúde - Foto: Assessoria

O senador Rodrigo Cunha esteve nesta quinta-feira (17) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para buscar mais informações sobre o Programa Nacional de Imunização, que foi anunciado ontem pelo governo.

Ao lado do prefeito eleito de Maceió, JHC, Rodrigo pediu o detalhamento da estratégia e do cronograma que o governo tem para vacinar a população contra o coronavírus. Também se falou sobre a logística para que Alagoas esteja preparada a receber as doses de vacina tão logo elas sejam distribuídas.

Segundo a previsão do governo, o início do processo de vacinação se dará em meados de fevereiro. Foram definidas fases e grupos prioritários para que os mais vulneráveis e os mais expostos recebam as primeiras doses. Em seguida os idosos, aqueles que têm comorbidades e trabalhadores de transporte coletivo, da educação, segurança e todo o sistema carcerário.

“Foi um ano muito duro, de muitas perdas. Com o aumento de casos, a urgência para o início da vacinação é grande. Em Alagoas, bem como em todo o Brasil, é importante que os postos e salas de vacinação estejam preparados para quando as doses chegarem”, apontou Rodrigo.

Hoje o Executivo editou uma Medida Provisória que destina R$ 20 bilhões para a compra de vacinas contra o coronavírus e o material necessários para a aplicação do imunizante.

Na reunião, Pazuello afirmou que o governo trabalha com a possibilidade de registros e pedidos de autorização emergencial de diferentes laboratórios. Ele também informou que a prioridade da vacinação será para a rede pública. E somente depois que a demanda do SUS tiver sido atendida é que haverá autorização de compras de lotes pela rede privada.

Ontem Rodrigo e JHC estiveram na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo registro e autorização dos imunizantes. O senador teve aprovada recentemente uma emenda que dá mais transparência nos recursos e logística federal de planejamento da vacina