Geral

Equatorial realiza plantão especial para assegurar o fornecimento de energia no final do ano

Mesmo sem os grandes eventos, Distribuidora mantém plano operacional para garantir a eficiência no atendimento em todo estado

Por 7Segundos com assessoria 21/12/2020 09h09 - Atualizado em 21/12/2020 09h09
Equatorial realiza plantão especial para assegurar o fornecimento de energia no final do ano
Mais de 900 colaboradores da Equatorial vão trabalhar em plantão especial para assegurar o fornecimento de energia no final do ano - Foto: Ascom Equatorial

Em um ano atípico de pandemia, o clima das celebrações de fim de ano renova as esperanças e o desejo para um 2021 melhor. Mesmo com o cancelamento das grandes festas e da tradicional queima de fogos, como medida de prevenção ao novo coronavírus, as pequenas reuniões familiares ganharam força. E para garantir o fornecimento de energia, com qualidade e segurança, a Equatorial Energia Alagoas montou um plano de operação especial para atendimento durante as festividades natalinas e de réveillon.

Serão 237 equipes e 961 profissionais que estarão em regime de plantão, para assegurar eficiência no atendimento em todo estado. As equipes que atuarão a serviço da Equatorial serão distribuídas em pontos estratégicos na capital e no interior, e estarão equipadas com tecnologia de última geração para agilizar o contato com o Centro de Operações Integradas (COI). No Natal, o plantão iniciará às 8h do dia 24/12 e vai até às 8h do dia 28/12. Já no Ano Novo, será das 8h do dia 31/12 às 8h do dia 04/01/2020.

Equipes de manutenção pesada (equipadas com guincho, postes e transformadores); equipes de linha viva, aptas para trabalhar com a rede energizada e caminhões de poda também estarão de prontidão para efetuar o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível, em caso de uma eventual ocorrência de grande porte. Além disso, serão mobilizadas equipes de apoio que poderão ser acionadas em uma possível contingência.

De acordo com o diretor de Operações Técnicas e Comerciais, Sérgio Valinho, o plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência a todos os alagoanos.

“Nosso plano de operações foi montado para garantir o fornecimento de energia a cada alagoano, independente do seu local de comemoração, seja em casa, condomínio, fazenda, hotel ou pousada. Estamos colocando toda a nossa força de trabalho para assegurar um rápido atendimento em uma eventual falta de energia, para que nada possa apagar o brilho dessa virada de ano depois de um ano histórico. Além disso, ainda teremos equipes de operadores nas subestações para realizar manobras locais no caso de falha de comunicação com os equipamentos automatizados”, explica Valinho.

Registro de falta de energia

Para um melhor atendimento de seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196, por mensagem de texto no WhatsApp (82) 2126-9200, pelo aplicativo “Equatorial Energia” ou no site al.equatorialenergia.com.br.

Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.

“Pedimos a toda população que em caso de falta de energia, seja feita a comunicação de forma imediata nos nossos canais de atendimento. Teremos colaboradores de plantão para efetuar os registros. Nossas equipes estarão a postos, mas só podemos atender aos chamados após ter sido feita a solicitação formal para empresa”, finaliza Valinho.

Manutenção preventiva

As ações de manutenção preventivas que ocorrem durante todo o ano, foram intensificadas no período pré-verão com a finalidade de aumentar a confiabilidade das redes elétricas e manter o fornecimento de energia durante as comemorações de final de ano. Foram realizadas inspeções prévias na rede; termovisão rastreando possíveis defeitos em chaves e conexões; lavagem da rede para minimizar os efeitos da maresia; substituição de isoladores; substituição de redes nuas por redes isoladas na baixa e na média tensão; substituição de ramais de clientes e podas de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.