Política

George Santoro se mantém em Alagoas em meio à turbulência no Rio de Janeiro

Secretário da Fazenda foi convidado para comandar finanças da Capital carioca

Por 7Segundos 22/12/2020 17h05
George Santoro se mantém em Alagoas em meio à turbulência no Rio de Janeiro
Secretário estadual da Fazenda, George Santoro - Foto: Assessoria

O secretário estadual da Fazenda, George Santoro, recusou o convite do prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM/RJ), para comandar as finanças de uma das capitais mais importantes do país. Ele continuará em Alagoas para controlar as contas do Governo em 2021 com um orçamento menor ao deste ano.

Santoro é carioca e já assumiu a pasta econômica da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele veio para Alagoas a convite do governador Renan Filho (MDB), ainda no primeiro mandato, e se tornou o responsável pelo equilíbrio fiscal do Governo, garantindo investimentos para o Estado.

Recentemente, o secretário foi destaque no jornal Valor Econômico – um dos mais influentes do país – em reportagem que mostra que Alagoas saiu de um endividamento de 177% em 2015 para menos de 80% em 2020, e de uma classificação de risco D da Secretaria do Tesouro Nacional para B.

“Isso permite ao Estado acessar crédito a ótimas condições. Não é fácil reduzir o endividamento e ainda aumentar os investimentos públicos. Para os próximos dois anos, conseguiremos dobrar o valor aplicado em 2019/2020 – serão cerca de R$ 5 bilhões”, escreveu Santoro em sua rede social.

A publicação do titular da SEFAZ de Alagoas confirma sua permanência como o responsável pelas contas públicas da gestão de Renan Filho para os próximos dois anos.

O convite de Eduardo Paes foi oficializado e, certamente, negado. Isso porque faltam apenas nove dias para acabar o ano e o prefeito eleito do Rio de Janeiro já anunciou praticamente todo o seu secretariado.