Maceió

Mudança de empresa pode ser a solução para o impasse do lixo em Maceió

Trabalhadores de empresa que faz coleta de lixo em Maceió paralisam atividades

Por 7Segundos 21/01/2021 11h11 - Atualizado em 21/01/2021 12h12
Mudança de empresa pode ser a solução para o impasse do lixo em Maceió
Trabalhadores que fazem coleta do lixo em Maceió paralisam atividades - Foto: Reprodução

A Empresa Via Ambiental paralisou os serviços de coleta de lixo em Maceió, nesta quinta-feira (21). Trabalhadores chegaram a ir às ruas como forma de protesto, em busca de uma solução para o atrasado de pagamentos. Juristas ouvidos pelo Portal 7Segundos afirmam que a paralização é ilegal.

Apresentando dificuldades financeiras e operacionais, a empresa Via Ambiental está com o salário dos seus garis atrasados, frota comprometida e até com os abastecimentos suspensos em postos de combustíveis.  Sendo assim, pode ter o contrato rescindido com o Município de Maceió para a prestação da coleta de lixo da parte alta da cidade (LOTE II).

Com essa paralisação ilegal o Município pode ser obrigado a chamar a segunda colocada no processo licitatório, que é a Empresa MB Limpeza Urbana, que segundo a própria Prefeitura, vinha realizando um trabalho satisfatório na cidade.

MB LIMPEZA URBANA


A Empresa MB, que vinha realizando os serviços na parte baixa da cidade (LOTE I), apresentou uma proposta de aproximadamente R$ 18 milhões a menos que a segunda colocada.

Com a nova situação, essa mesma empresa pode ser convocada para assumir agora o segundo lote, podendo por um fim ao imbróglio judicial, porém não colocaria fim a discussão com o Ministério Público sobre a economia dos R$ 18 milhões.