Saúde

Coren/AL apura caso de profissional de enfermagem que erra aplicação de vacina

Fato ganhou repercussão nacional nessa quinta-feira (28)

Por 7Segundos 29/01/2021 11h11 - Atualizado em 29/01/2021 11h11
Coren/AL apura caso de profissional de enfermagem que erra aplicação de vacina
Profissional não aplica corretamente vacina contra a Covid-19 em idosa de 97 anos - Foto: Reprodução/Vídeo

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL) vai apurar o caso da profissional de enfermagem que errou a aplicação da vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos, nessa quinta-feira (28), em Maceió. O fato ocorrido em um posto de vacinação localizado no Shopping Pátio Maceió, no bairro Cidade Universitária, ganhou repercussão nacional.

A falha foi registrada em vídeo, o qual foi divulgado nas redes sociais. As imagens mostram que a profissional, apesar de ter perfurado o braço da idosa, não injetou a vacina. Após tomar conhecimento do ocorrido, o presidente do Coren/AL, Renné Costa, se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, e com o deputado estadual Davi Maia.

Na reunião, foi discutida a urgência de se iniciar uma apuração em conjunto. A secretaria abrirá um processo administrativo e o Coren/AL um processo ético disciplinar para investigar o caso.

“Ainda não nos cabe julgar a profissional, precisamos entender o que aconteceu. A enfermagem sempre esteve na linha de frente dessa pandemia, não podemos apontar o dedo para o primeiro erro sem saber de todos os detalhes”, afirmou o presidente Renné Costa.

Profissional afastada

Em nota, a Prefeitura de Maceió informou ter "tomado ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)", descrito como um "caso isolado".

A profissional, que não teve o nome divulgado, foi afastada. O episódio também foi levado ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) que informou que vai instaurar uma Notícia de Fato para apurar o ocorrido.