Tecnologia

Facebook e Twitter se movimentam para enfrentar o ClubHouse

As duas gigantes estudam criar redes sociais com o objetivo de aproveitar o espaço instituído pelo novo aplicativo

Por Metrópoles 11/02/2021 09h09 - Atualizado em 11/02/2021 10h10
Facebook e Twitter se movimentam para enfrentar o ClubHouse
Facebook e Twitter se movimentam para enfrentar o ClubHouse - Foto: Reprodução/Internet

A mais nova rede social do mercado chamou a atenção de duas gigantes tecnológicas, que se mexem para enfrentar o adversário. O Facebook e o Twitter trabalham para criar um aplicativo que tente repercutir o sucesso do ClubHouse.

Antes de mais nada, para os desavisados, é bom conhecer o ClubHouse: a plataforma é dedicada a conteúdos em áudio, com salas de bate-papo em que todos podem entrar para ouvir. Mas, para falar, é preciso autorização. E, para entrar, é necessário um convite.

No Facebook, uma equipe trabalha dia e noite no projeto para criar salas de bate-papo em áudio. Entretanto, segundo reportagem do New York Times, a iniciativa ainda engatinha.

De acordo com o site Insider, um representante do Facebook afirmou que o tal projeto nasce naturalmente, já que o grupo trabalha com a conexão entre pessoas por meio de tecnologias de áudio e vídeo. “Estamos sempre explorando novas maneiras de melhorar essa experiência para as pessoas”, ressaltou.

Já o Twitter acelerou sua iniciativa para fazer frente ao ClubHouse. O recurso, anunciado em novembro de 2020, tem o nome de Spaces, também usando salas de bate-papo com áudio. Desenvolvida pelo Periscope, a versão beta faz testes com 3 mil usuários.

Segundo o site Business Insider, o Twitter prioriza “mulheres e pessoas de comunidades marginalizadas à medida que busca abordar questões de abuso e assédio em plataformas abertas”. Assim, o protótipo, que por enquanto só é para o sistema iOS, dá ao usuário a oportunidade de denunciar e bloquear outros participantes acusados de abuso e assédio.

Periscope

Um ponto interessante é que o projeto pode ressuscitar o Periscope. O Twitter anunciou que acabaria com a rede social em março deste ano. Porém, se o Spaces der certo, o grupo pode fazer com que o Periscope tenha sobrevida.

Um dos públicos mais participantes do ClubHouse é o da indústria de tecnologia. Gente como Elon Musk, e até mesmo Mark Zuckerberg, já participou de salas de bate-papo na rede social.

Assim, o ClubHouse é considerado pelos especialistas como uma rede muito proveitosa para fins profissionais, com conteúdo qualificado. E, realmente, está sendo muito utilizado por influenciadores e empresários. Por enquanto, só funciona em iPhones, mas um aplicativo para Android deve sair nas próximas semanas.