Maceió

Trabalhadores da Atenção Básica de Maceió serão vacinados contra a Covid-19

Fase inicial da imunização deve ocorrer nos 1º, 2º, 3º, 5º e 8º Distritos Sanitários, onde há uma maior incidência de casos da doença

Por Secom Maceió 12/02/2021 18h06
Trabalhadores da Atenção Básica de Maceió serão vacinados contra a Covid-19
Vacinação contra Covid-19 pela Prefeitura de Maceió - Foto: Kassio Kiss / 7Segundos

A partir do dia 22 de fevereiro, terá início a vacinação contra a Covid-19 de trabalhadores de saúde que atuam na Atenção Básica do 1º, 2º, 3º, 5º e 8º Distritos Sanitários. Em virtude da indisponibilidade de quantitativo suficiente para que todos os trabalhadores do município sejam contemplados de forma simultânea, é necessário priorizar as equipes de acordo com o risco de exposição ao vírus, conforme preconizado nos Planos Nacional e Estadual de Imunização.

Para a definição das primeiras Unidades de Saúde a receberem as vacinas, foi utilizado como critério as que estão localizadas em bairros de maior incidência de casos, ou seja, a intensidade com que acontece a doença, que é medida a partir da frequência ou probabilidade de ocorrência de casos novos da Covid-19 em um determinado território. Uma incidência alta, significa alto risco do coletivo adoecer. Essa taxa de incidência pode ser conferida nos Boletins Epidemiológicos disponíveis em: http://www.maceio.al.gov.br/sms/boletim-coronavirus/.

“Neste momento, só deverão ser vacinados os trabalhadores que estiverem em atividade. Os trabalhadores que estejam afastados devido aos decretos serão contemplados quando da disponibilidade de vacinas para todos os trabalhadores de saúde”, destaca Fernanda Araújo, Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS.

As doses administradas serão do laboratório Sinovac e a estimativa é vacinar 1416 trabalhadores desses cinco Distritos Sanitários. A segunda dose da Coronavac só pode ser administrada após o período de 21 a 28 dias do recebimento da primeira dose da vacina.