Política

Pedido de cassação do mandato de Leonardo Dias é apresentado na Câmara de Maceió

Presidente da Câmara Municipal decidirá se processo terá andamento ou não

Por 7Segundos 17/03/2021 15h03
Pedido de cassação do mandato de Leonardo Dias é apresentado na Câmara de Maceió
Vereador Leonardo Dias - Foto: Assessoria

A participação do vereador Leonardo Dias (PSD) em evento pró-Bolsonaro, no último domingo (14), pode custar a sua cadeira no Poder Legislativo municipal. Um pedido de cassação de mandato foi apresentado na Câmara de Vereadores de Maceió, nessa segunda-feira (16). Ele é acusado de ser o principal incentivador da manifestação que prejudicou um local de vacinação, na Capital.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi o responsável por protocolar o documento pedindo a cassação do vereador bolsonarista, sob a justificativa de que o movimento incentivado por Leonardo Dias provocou transtornos e tumultos no bairro de Jaraguá, resultando na desistência de diversos idosos que pretendiam se vacinar no dia da manifestação.

Fotos e vídeos divulgados através das redes sociais comprovam a participação de Leonardo Dias e o seu incentivo para que mais pessoas comparecessem a concentração da manifestação, que ocorreu no mesmo local de vacinação de idosos. Imagens mostram, também, que foi gerada aglomeração, não houve distanciamento social e o uso de máscaras de proteção pela maioria dos participantes, inclusive pelo vereador acusado.

Marcondes Costa, advogado do PDT, disse que “a notificação com pedido de providências mostra que o partido está atento ao que acontece na sociedade maceioense, estando em defesa dos idosos, da saúde e da saúde pública e especialmente da vida. E que fatos como este não podem ficar impunes, de forma que, agora, a apuração e decisão cabem à Câmara Municipal de Maceió”.

A decisão se o processo terá andamento ou não partirá do presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Galba Netto (MDB).

Os ex-deputados Judson Cabral e Jurandir Bóia assinaram pedido de cassação do mandato de Leonardo Dias. 

ENTENDA O CASO

Manifestantes pró-Bolsonaro percorreram a orla marítima de Maceió, na manhã do domingo (14), durante uma carreata em a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contra governadores e Supremo Tribunal Federal (STF).

Porém, o que era para ser uma manifestação pacífica, tornou-se um empecilho quando um grupo de manifestantes decidiu tumultuar a área da vacinação contra a Covid-19 de idosos com mais de 75 anos, que acontecia no Estacionamento de Jaraguá.

Segundo internautas, o ato foi patrocinado pelo vereador por Maceió Leonardo Dias, que negou ser o idealizador ou mesmo o organizador do ato. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o parlamentar ao lado de manifestantes.

Leonardo Dias negou ter organizado o ato em apoio ao presidente e contra o lockdown. Em nota, ele esclarece que publicou banners como cidadão, assim como centenas de pessoas o fizeram; que tomou conhecimento que a vacinação ocorreria nesse domingo, quando os Movimentos já haviam convocado para o ato; que esteve no local de concentração como cidadão; que não esteve no trio elétrico e sequer acompanhou a carreata e; que quando observou que o volume de carro estava mais alto do que o esperado pelos organizadores, entrou em contato com os agentes de trânsito e tentou minimizar o problema.