Política

Dono da Havan diz que “Severino Pessoa não perde a oportunidade de tirar dinheiro do povo”

Empresário critica Projeto de Lei de autoria de deputado alagoano que cria espécie de IPVA para barcos e aeronaves

Por Berg Morais 25/03/2021 17h05 - Atualizado em 25/03/2021 18h06
Dono da Havan diz que “Severino Pessoa não perde a oportunidade de tirar dinheiro do povo”
Dono da Havan critica PL do deputado Severino Pessoa - Foto: Reprodução

“Inacreditável! Tem político que não perde a oportunidade de tirar dinheiro do povo. O deputado federal, Severino Pessoa (Republicanos), é um exemplo disso”. A frase é do proprietário de uma das maiores redes de lojas do Brasil, o empresário Luciano Hang, que criticou duramente o Projeto de Lei Complementar 11/2021, de autoria do parlamentar alagoano, que sugere a criação do Imposto sobre a Propriedade de Aeronaves e Embarcações (Ipae) – uma espécie de IPVA para veículos aéreos e marítimos.

O “veio da Havan”, como é conhecido o empresário, teve que gravar um vídeo para se posicionar de forma contrária à matéria apresentada pelo deputado alagoano. “Deputado Severino, querendo colocar mais impostos sobre o brasileiro”, destacou.

De forma irônica, Luciano Hang citou como exemplo o IPVA, que, segundo ele, foi criado para melhorar a malha viária no país, mas mesmo com aplicabilidade dos recursos, as vias continuam apresentando graves problemas. Ele ainda faz acusações sobre um suposto desvio de dinheiro por parte de uma parcela da classe política.

“O IPVA é o imposto dos carros. Diziam na época que era para melhorar as estradas. Você nota como as nossas estradas estão ótimas: não tem buracos, tudo pista dupla, uma loucura! Eles [os políticos] comem o dinheiro. É um buraco negro. Eles consomem o dinheiro da população, vai tudo embora”, fala Hang em tom de desabafo.

Apresentando uma placa com o nome do deputado Severino Pessoa, “para ninguém esquecer o nome dele”, o empresário volta a acusar o parlamentar alagoano. “Lá de Alagoas, ele quer fazer uma Lei cobrando um IPVA todos os anos, dos barcos, dos aviões e dos helicópteros. Imagina, todo ano, cobrar 1% de imposto sobre o valor do bem”, explicou.

Luciano Hang diz, ainda, que fez uma pesquisa para saber se em algum lugar do mundo existe algum tipo de imposto semelhante ao que Severino Pessoa quer colocar. “Na na ni na não! Mais uma jabuticava brasileira querendo, de novo, cobrar imposto. E falam que é para distribuir esse valor do imposto para a população brasileira. Não! É pra comer imposto novamente”.

Por fim, o empresário não titubeou ao revelar que o deputado federal alagoano tem interesses escusos para apresentar um projeto de lei que tem o objetivo de aumentar a carga tributária. “O Severino quer tirar mais dinheiro do cidadão. É como se o Severino fizesse um projeto agora e ele vai dizer: a gente vai cobrar IPVA, eu vou asfaltar o mar para você andar melhor. Eu vou cobrar o imposto de vocês para tirar as nuvens, aí você anda lá em cima sem nuvem nenhuma”, concluiu.