Política

Jó Pereira informa sobre exigência de Ministério para nova licitação do Canal do Sertão

A deputada alertou que a resposta encaminhada por Lira reforça a importância da criação da comissão proposta essa semana

Por Assessoria 25/03/2021 18h06
Jó Pereira informa sobre exigência de Ministério para nova licitação do Canal do Sertão
Deputada estadual Jó Pereira - Foto: Assessoria

Depois de alertar, na sessão de terça-feira (23), para a possibilidade de paralisação das obras do Canal do Sertão, por recomendação do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI), a deputada Jó Pereira informou ontem (24) que, segundo o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, não há descontinuidade da obra, mas sim uma exigência legal para que o Estado realize uma nova licitação.

“Encaminhei a notícia do eventual bloqueio para o presidente da Câmara, deputado Artur Lira que, de forma muito diligente, mostra que Alagoas tem um guerreiro combatente, eficaz e preocupado com as questões do estado. De maneira muito ágil, o deputado me passou a posição da Comissão Mista de Orçamento: não há paralisação ou descontinuidade da obra do Canal do Sertão. Há sim uma exigência, que vem sendo colocada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, de uma nova licitação, não só por exigência legal, mas para obter preços mais baixos”, explicou a parlamentar.

Jó prosseguiu dizendo que, ainda conforme as informações repassadas por Arthur Lira, houve o bloqueio do contrato anterior, de número 58/2010 que, embora já tenha dez anos, ainda é utilizado pelo Estado de Alagoas para o repasse de recursos: “O que está impedida é a transferência de recursos para o Estado por meio desse contrato. Há um bloqueio do contrato e não da obra. Uma nova licitação é necessária para viabilizar a continuidade”.

A deputada alertou que a resposta encaminhada por Lira reforça a importância da criação, na Casa de Tavares Bastos, da comissão proposta essa semana pelo deputado Inácio Loiola, para investigar questões relacionadas ao setor hídrico, como a inoperância do Canal do Sertão.

Ao final, ela agradeceu a Arthur Lira pela prontidão em atender e buscar uma solução para o problema. O deputado Inácio Loiola também agradeceu ao deputado federal e a deputada, ambos pelo empenho e preocupação com o tema. A importância de planejamento e do uso adequado do Canal do Sertão, a obra federal mais cara da história de Alagoas, é um dos assuntos mais levantados por Jó durante seus mandatos.