Economia

Entidades do setor produtivo assinam manifesto pedindo abertura de bares e restaurantes

As instituições expressaram preocupação com a crise sanitária mundial, porém listaram demandas para evitar que os associados sofram prejuízos maiores

Por 7Segundos 30/03/2021 15h03
Entidades do setor produtivo assinam manifesto pedindo abertura de bares e restaurantes
Entidades do setor produtivo assinam manifesto pedindo abertura de bares e restaurantes - Foto: Cláudia Leite/ Ascom Semtel

Entidades do setor produtivo de Alagoas assinaram um manifesto pedindo ao governador Renan Filho (MDB) a abertura, em horário parcial, de bares e restaurantes durante o horário de almoço. O documento é assinado por 15 representantes, dentre instituições e sindicatos da área.

“Milhares de profissionais liberais permanecem cumprindo suas jornadas de trabalho presencialmente, a exemplo do comércio em geral e dos profissionais de saúde. Estes trabalhadores estão se expondo por não terem, no presente momento, onde realizarem suas refeições de forma segura e confortável, durante o expediente de trabalho”, consta no manifesto.

No ofício, as entidades afirmam que, além de salvar vidas, a preocupação é também garantir, de forma segura, a diminuição do desemprego no estado, uma vez que representam o segundo maior setor que gera empregos formais.

As instituições solicitaram uma revisão do decreto, “para que possa autorizar restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, a funcionarem em horário comercial, atendendo e beneficiando, prioritariamente, aos alagoanos, que, no momento, precisam trabalhar presencialmente, e, consequentemente, atender, também, ao fluxo de turistas que estão visitando nosso estado”.

No documento, as entidades expressam preocupação com a crise sanitária mundial, porém listaram demandas para evitar que os associados sofram prejuízos maiores, considerando a pandemia da Covid-19 e respeitando as recomendações de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o decreto governamental vigente em Alagoas.

O ofício é assinado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH); Maceió Convention & Visitors Bureau; Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal); Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (ABAV); Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Alagoas (Abrajet); Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur-AL); Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau; Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce); Associação Aliança Comercial de Maceió; Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur-AL); Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócio do Agreste Alagoano (Acisa); Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio – AL); Associação Comercial de Maceió; Praia do Francês Convention & Visitors Bureau.