Covid -19

Veja a lista de comorbidades para vacinação contra a Covid-19 em Alagoas

Pessoas com problemas de saúde devem ser imunizadas nos próximos dias

Por Giulianna Albuquerque 16/04/2021 09h09 - Atualizado em 16/04/2021 12h12
Veja a lista de comorbidades para vacinação contra a Covid-19 em Alagoas
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Edvan Ferreira/Secom

Nos próximos dias, Alagoas dará início a uma nova etapa do programa de imunização contra a Covid-19 que inclui o grupo mais numeroso entre aqueles considerados prioritários: os que apresentam algum tipo de comorbidade. 

Uma nota técnica conjunta, assinada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas e Governo do Estado, divulgada nessa quinta-feira (15), detalhou 10 categorias de problemas crônicos de saúde que garantem lugar à frente na fila.

Conforme a nota técnica, diversas comorbidades estão definidas no Plano Nacional, abrangendo indivíduos com idades de 18 a 59 anos, uma vez que os portadores de comorbidades com idades a partir de 60 anos já foram vacinados entre o grupo dos idosos.

Para comprovar essas condições, o governo estadual recomenda que os municípios exijam documentos como relatório médico, exames específicos, prescrição médica ou cadastro em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para portadores de doenças reumáticas imunomediadas, pacientes oncológicos, transplantados e imunossuprimidos será compulsória a apresentação de prescrição médica, uma vez que a eficácia e segurança da vacina Covid-19 não foram avaliadas nestas populações.

DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO DAS COMORBIDADES

1. Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização;

2. Exames específicos que estabelecem o diagnóstico;

3. Relatório médico;

4. Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

5. Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde.

QUAIS AS COMORBIDADES PREVISTAS