Alagoas

Alagoas é o Estado onde as pessoas menos perderam emprego durante pandemia

O média alagoana ficou oito pontos abaixo do restante do país

Por Marcos Filipe Sousa 21/04/2021 08h08 - Atualizado em 21/04/2021 11h11
Alagoas é o Estado onde as pessoas menos perderam emprego durante pandemia
Carteira de trabalho - Foto: Reprodução

Uma reportagem especial da Folha de São Paulo desta quarta-feira (21) mostrou um balanço do mercado de trabalho no país durante a pandemia. E mesmo diante das dificuldades na economia e saúde, os alagoanos têm o que comemorar, pois entre os estados do país, Alagoas foi onde as pessoas menos perderam emprego.

O estudo foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) através dos dados fornecidos pelo Pnad Covid do IBGE. O Rio de Janeiro foi o local onde a ocupação mais caiu com 14,2% e na outra ponta está Alagoas com a dimunição de 1,2%. A média nacional foi de 9,5%.

A pesquisa ainda aponta que as maiores vítimas do desemprego foram nos bairros onde morreram mais pessoas pela Covid-19 e quem possuem baixa escolaridade. Na capital por exemplo, a lista de mortes e casos é liderada pelo Benedito Bentes e Cidade Universitária.

O jornal também aponta que 10,2% dos trabalhadores puderam mudar seu local de trabalho em Alagoas, o chamado homeoffice. Essas seriam pessoas de nível escolar mais alto e com renda maior que dois salários minímos.