Cultura

Companhia alagoana de teatro abre inscrições para oficinas dramatúrgicas

Grupo resolveu apostar no formato de aulas online para sobreviver a pandemia

Por 7Segundos, com assessoria 23/04/2021 11h11
Companhia alagoana de teatro abre inscrições para oficinas dramatúrgicas
Senhor Abbah da Palestina, representado por Jamerson Soares - Foto: Jadir Pereira

As portas do teatro e do cinema se fecharam por causa do novo coronavírus, que vem tirando vidas de pessoas no país inteiro. Com a pandemia, veio também a crise econômica que afetou uma grande parcela da população em situação de vulnerabilidade social, inclusive os artistas.

A companhia alagoana Teatro da Poesia se enquadra nesse grupo. A equipe completará seis anos no mês de maio  e criou uma programação de oficinas com o objetivo de dividir entre as pessoas o que o grupo utiliza em processos de criação de peças.

Trata-se do I Ciclo de Oficinas " ATO", que vai acontecer no dia 14 de junho e até 9 de julho, de forma on-line através de transmissão de vídeo com diferentes dias e horários (confira a programação ao final do texto). As inscrições começam nesta sexta-feira (23) e terminam no dia 21 de maio. O evento é aberto para todo o Brasil.

“Não há outro estado que eu não queira estar a não ser esse, de ser artista, mesmo em distanciamento, longe dos palcos. Há uma cortina que nunca fecha para mim. A lembrança do palco feito de madeira, que faz ranger ao meu pisar, ecoa dentro de mim. Estou ansioso pela a troca que vai acontecer. Ver a arte no outro, contemplar a sua individualidade é fantástico. Instigar essas produções artísticas nesse ciclo de oficinas vai ser incrível”, afirmou John Fortunato, ator e um dos integrantes da companhia.

Para participar, é necessário que o interessado envie um e-mail para [email protected] solicitando a inscrição. Após a solicitação, a produção do evento vai enviar os próximos direcionamentos. A taxa de inscrição é de R$ 50 por cada oficina que o interessado for se inscrever.

As oficinas serão ministradas por Jamerson Soares, que vai compartilhar alguns exercícios de escrita poética para o teatro e falar um pouco sobre conceitos que a companhia utiliza para criar o texto; John Fortunato, que vai tratar sobre o comportamento do corpo em isolamento social por meio do audiovisual, como também vai falar sobre design e edição de vídeo; e Louryne Simões, que vai ministrar sobre a dança-teatro, seus conceitos e dinâmicas, além de exercícios de consciência corporal e como isso pode ser utilizado na composição poética de uma imagem em cenas teatrais.

PROGRAMAÇÃO


Inscrições abertas para o I Ciclo de Oficinas ATO - Teatro da Poesia
Abertura das inscrições: 23 de abril até 21 de maio
Início do evento: 14 de junho
Taxa de inscrição para cada oficina: R$ 50

14 de junho a 18 de julho

ATO 1 - “Poética da dramaturgia escrita: reflexo da realidade na ficção”, com Jamerson Soares
Horário: 9h às 11h
Vagas: 10

21 de junho a 26 de julho

ATO 2 - “Da dança se criou o mundo…”, com Louryne Simões
Horário: 19h às 21h
Vagas: 12

28 de junho a 2 de julho

ATO 3 - “O corpo enquadrado”, com John Fortunato
Horário: 28/06 a 30/06 das 19h30 às 21h30; 2/07 das 19h30 às 22h
Vagas: 12

9 de julho

Mostra on-line no Instagram do grupo @teatrodapoesia