Covid -19

“Ministério não cumpriu cronograma de entregas da CoronaVac”, diz Renan Filho

Declaração foi dada durante coletiva à imprensa nesta quinta-feira (29)

Por 7Segundos 29/04/2021 13h01 - Atualizado em 29/04/2021 13h01
“Ministério não cumpriu cronograma de entregas da CoronaVac”, diz Renan Filho
Governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentam doses da vacina Coronavac - Foto: Márcio Ferreira

O governador Renan Filho (MDB) afirmou que o Ministério da Saúde não cumpriu, no mês de abril, o cronograma de entregas da CoronaVac. A declaração foi durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (29), para autorizar a ordem de serviço para o início das obras do Minha Cidade Linda em Igaci, Maribondo e Chã Preta.

"O Ministério da Saúde, durante esse mês de abril, não cumpriu o cronograma de entrega de CoronaVac. E não cumpriu porque o Butantan não recebeu IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] chinês, que é o insumo necessário, para produzir vacina. Como o Butantan não recebeu, ele não conseguiu entregar. Como ele não entregou, o Ministério não cumpriu o cronograma. E por isso, as vacinas faltaram em muitas cidades do Brasil, inclusive em Alagoas", explicou Renan Filho.

E complementou: "Agora nós recebemos CoronaVac, mas como eles [Butantan] começaram a produzir a poucos dias nós só vamos ter apenas 1.400 doses. Não é suficiente para vacinar todo mundo que precisa de segunda dose ainda, mas esperamos que na próxima semana receber outra leva para cumprir o cronograma".

Segunda dose

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac e estão dentro do prazo recomendado para aplicação da segunda dose – de 21 a 28 dias após a primeira – devem procurar, regularmente, os locais de vacinação para completar a imunização.

“Temos conhecimento desta redução para produção de novas doses pelo Instituto Butantan, porém continuamos atuando com responsabilidade e sempre orientados pela ciência e, por isso, o prazo para quem tomou a primeira dose foi ampliado de 21 para 28 dias, conforme o que consta na bula do imunizante da CoronaVac. É importante informar que as pessoas imunizadas com a primeira dose da CoronaVac e que estão no prazo desta semana [prestes a completar o ciclo de 28 dias], devem buscar os postos de vacinação para a completa imunização”, orientou o secretário.