Geral

Emissões de RG para reeducandos são retomadas pelo Instituto de Identificação

Um calendário fixo será definido pelo órgão em parceria com a Secretaria de Ressocialização para atendimento à população carcerária

Por Assessoria 17/05/2021 16h04
Emissões de RG para reeducandos são retomadas pelo Instituto de Identificação
Carteira de identidade - Foto: Reprodução

O superintendente do Instituto de identificação Anízio Amorim recebeu na manhã de hoje (17), uma equipe da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A reunião discutiu a retomada de ações de atendimento a reeducandos do sistema penitenciário, serviço que estavam suspensas devido a pandemia do Covid-19.

A última vez que uma equipe do Instituto de Identificação esteve no sistema penitenciário foi fevereiro de 2020. Logo em seguida, com a confirmação de casos do novo coronavírus, os serviços externos de atendimento ao público do órgão foram suspensos seguindo o Plano de Distanciamento Social Controlado do Estado.

Atualmente cerca de 180 reeducandos estão precisando retirar a primeira ou segunda via da carteira de identidade. Muitos desses egressos chegam no sistema penitenciário apenas com a identificação criminal, mas precisam do RG para ter acesso a outros serviços e programas oferecidos dentro de cada unidade prisional.

Participaram da reunião a Tenente Jaqueline Leandro, e a sargento Thais Salvador, respectivamente chefe e subchefe de reintegração social e acompanhamento de alternativas penais. Também estiveram presente ao encontro, as policiais penais Michelly Freire, e Andréa Rocha, integrantes da equipe de Reintegração Social da Seris.

A equipe da Seris explicou a importância da emissão do documento para os reeducandos, tanto do regime fechado como para os que já estão no regime aberto e semiaberto. A assistência aos egressos do Sistema Prisional, com o acesso ao RG, permitirá principalmente a possibilidade de reinserção ao mercado de trabalho.

Atualmente, a Seris possui convênios com 43 públicos e privados que empregam 613 reeducandos. Além disso, em 2019, a Seris instalou o Escritório Social que integra o Programa Justiça Presente, do CNJ, e que visa dar assistência social aos egressos nas áreas de educação, saúde, qualificação profissional e reinserção ao mercado de trabalho.

Após, ouvir a demanda, o superintendente do Instituto de identificação Anízio Amorim, definiu o retorno das atividades na Seris para próxima quinta-feira (20). “Diante da necessidade e da importância da emissão do RG para esse público-alvo, decidimos de imediato o retorno dessa parceria. Na data marcada, respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança, a equipe itinerante do Instituto irá atender 40 reeducandos no sistema penitenciário”, afirmou Anizão.