Política

Pazuello a Calheiros: “Não somos obrigados a seguir nenhum tipo de orientação”

Eduardo Pazuello encara CPI da Pandemia depois de adiar depoimento

Por 7Segundos 19/05/2021 11h11 - Atualizado em 19/05/2021 13h01
Pazuello a Calheiros: “Não somos obrigados a seguir nenhum tipo de orientação”
CPI da Pandemia ouve Eduardo Pazuello - Foto: Reprodução/TV Senado

O senador Renan Calheiros (MDB/AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, leu uma pergunta de internauta nesta quarta-feira (19), dia do depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A mensagem, segundo Renan, questionava Pazuello sobre as orientações seguidas pelo Ministério da Saúde. "Se o ministério não seguia as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde] quais eram as orientações seguidas naquele momento?".

"A OMS e a OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] estavam presentes diariamente conosco no ministério, mas eles não impõem nada para nós. Não somos obrigados a seguir nenhum tipo de de orientação de OMS, de ONU ou de lugar nenhum, nós somos soberanos", respondeu Pazuello.

Calheiros pediu mais clareza na resposta de Pazuello. "Não houve uma resposta conclusiva. Quais eram as orientações que seguiam naquele momento o ministério?", questionou Renan.

"As posições da OMS não eram contínuas, pela própria incerteza da situação. Nós usávamos as posições da OMS para amparar o nosso processo decisório. No processo decisório do país ficou decidido que as medidas restritivas ficariam a cargo dos estados e municípios. As posições eram do ministério", respondeu Pazuello.