Alagoas

Locação de veículos para motoristas de aplicativos cresce em Alagoas

O crescimento da procura por parte dos motoristas de aplicativos se deve ao desejo pelo transporte individual

Por Assessoria 19/05/2021 17h05
Locação de veículos para motoristas de aplicativos cresce em Alagoas
Locação de veículos para motoristas de aplicativos cresce em Alagoas - Foto: Divulgação

A procura por veículos para motoristas de aplicativos de transporte nos primeiros quatro meses do ano cresceu em 15% no estado de Alagoas. A estimativa é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), que registrou 155 locadoras ativas no estado, responsáveis pela manutenção de 1.281 empregos diretos no estado.

O crescimento da procura por parte dos motoristas de aplicativos, segundo o diretor da ABLA no estado, Lusirlei Albertini, se deve ao desejo pelo transporte individual. "Os alagoanos querem evitar as aglomerações nos ônibus para se protegerem neste período de pandemia", avalia o diretor. "Estamos observando uma demanda crescente pelos aplicativos e isso, consequentemente, também estimula mais gente a trabalhar como motorista a partir de carros alugados".

Por outro lado, em Alagoas também há dificuldades enfrentadas pelas locadoras da maior parte do país, como a falta de veículos novos no mercado, o aumento significativo dos preços dos carros e o longo prazo para a entrega das encomendas. "Estamos trabalhando praticamente sem renovação de frota e isso também aumenta os custos com a manutenção", explica Albertini.

Além disso, o setor ainda não conseguiu reajustar as tarifas de locação no mesmo patamar dos aumentos praticados pelas montadoras, "repassando para as tarifas somente parte do nosso aumento de custos", acrescenta o diretor da ABLA.

Conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, com dados do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), a frota total do setor chegou em 3.621 veículos de locadoras em Alagoas, uma diminuição de 1,4% em relação a 2019.

Dos 568 automóveis e comerciais leves comprados pelas locadoras no ano passado, 63,2% foram modelos da Volkswagen. Em seguida, vieram os modelos da General Motors com 13,6% de participação nas compras anuais do setor em Alagoas. O terceiro lugar ficou com FCA, com 10,7%. A Renault com 4,9% e a Toyota com 3,2% completam o ranking das cinco montadoras que mais venderam veículos para o setor de locação de Alagoas em 2020.