Educação

Maceió: rede municipal de educação pretende atender mais de 3 mil estudantes em 2021

As aulas híbridas tem previsão de início em julho

Por 7Segundos 26/05/2021 18h06
Maceió: rede municipal de educação pretende atender mais de 3 mil estudantes em 2021
Após mais de um ano de pandemia, aulas online causam impacto na educação das crianças - Foto: Cortesia

A educação em Maceió tem avançado cada vez mais. No munícipio, foram convocados mais 64 profissionais para contribuir com esse processo. Outra medida importante, foi o mutirão das matriculas realizado nessa terça-feira (25) e quarta-feira (26). Em 2021, o município pretende atender mais de 3 mil estudantes. 

Em entrevista ao programa Na Mira da Notícia, o secretário de Educação do Munícipio, Elder Maia falou sobre o atendimento feito aos estudantes durante o mutirão " Foi por prorrogado até esta quarta-feira 26 o prazo para matriculas de estudantes na rede municipal de ensino, nós temos a expectativa de aumentar bastante o número de matrículas durante esses dois dias. Nós tivemos 10 escolas-polo e atendemos estudantes presencialmente e, realizamos as matrículas deles. A Secretaria constatou que entre os dias 17 e 23 de maio muitas famílias tiveram dificuldade de preencher parte do formulário por dificuldade com acesso à internet e outras dificuldades recorrentes que as vezes pesam bastante e dificultam acesso sobretudo que uma vez matriculado na prefeitura o aluno tem direito ao auxílio Bolsa Escola Municipal, o BEM". destacou o secretário. 

De acordo com o secretário, as aulas na rede municipal serão iniciadas em meados de julho com aulas híbridas ."A capital alagoana os índices de vacinação do país. Os profissionais de educação do município entraram no grupo prioritário de vacinação, são mais de 5.300 profissionais de educação no município de Maceió, desses 3663 são professores já tomaram as primeiras doses, alguns já tomaram a segunda e, nós temos a intenção de retornar as aulas até meados de julho. Ao primeiro passo do ensino híbrido e logo depois na modalidade presencial, já desenvolvemos toda a logística e o plano de retorno e distribuição de EPIs para todos os profissionais da área", explicou.

Com relação aos recursos aprovados no LOA e auxílio destinado aos estudantes através do Bolsa Escola Municipal, o secretário explicou que o valor varia de acordo com a faixa etária da criança e que, em breve será divulgada a logística de distribuição desse recurso. "Agora com a lei nós estamos aptos a executar a parte financeira do programa e, nós vamos divulgar em breve a logística que será necessária para a entrega dos cartões em conseguinte dá direito ao recurso de R$100 de crianças de zero a seis anos e acima de seis anos R$70", pontuou.

Sobre a convocação dos profissionais de educação, Elder Maia ressaltou que os 64 profissionais convocados fazem parte de uma iniciativa do prefeito JHC, em trazer para o município mais profissionais visto que o numero de alunos matriculados na rede municipal cresceu e tende a continuar crescendo na cidade. "Maceió possui 142 unidades públicas municipais e hoje nós temos o sistema de refinamento e padronização de publicação de dados que a gestão do prefeito JHC valoriza muito, ao todo são 52 CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) 90 escolas do primeiro ano fundamental nono ano do ensino fundamental. Os profissionais da educação são nomeados em razão de substituição serão nomeados 47 professores do ensino fundamental e da educação infantil que vão atender mais de 1000 estudantes e 17 profissionais que vão exercer cargos administrativos e técnicos nas secretarias das unidades", ressaltou o secretário. 

"Nós aumentamos a quantidade de vagas para as matrículas isso deve um grande esforço coletivo, aumentamos mais de 3000 vagas, para isso também precisaremos de profissionais, especialmente professores e como marco pleito do prefeito outros profissionais serão nomeados em breve", finalizou.