Covid -19

“Ontem, o presidente utilizou dados falsos com relação à Covid”, dispara Calheiros

Bolsonaro afirmou a apoiadores que um suposto relatório do TCE questionava número de mortes por Covid

Por 7Segundos 08/06/2021 10h10 - Atualizado em 08/06/2021 10h10
“Ontem, o presidente utilizou dados falsos com relação à Covid”, dispara Calheiros
Senador Renan Calheiros - Foto: Reprodução/TV Senado

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), iniciou sua fala na sessão desta terça-feira (08), marcada pelo depoimento do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, fazendo duras críticas a declarações falsas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Ontem o presidente da República utilizou dados falsos com relação à Covid e disse, aos brasileiros, um verdadeiro desrespeito aos mais de 474.614 mortos e que pelo menos a metade deles não havia morrido de Covid, atribuindo a falsa informação, pasmem, ao Tribunal de Contas da União”, disse o senador alagoano.

O relator também citou o silêncio de Queiroga sobre o assunto e afirmou que o primeiro depoimento do ministro foi marcado por omissões, o que tornou seu retorno “inevitável”. “Vossa Excelência negou-se a trazer informações, foi evasivo”, disse Calheiros.

TCU desmente Bolsonaro

O TCU emitiu uma nota, nessa segunda-feira (07), para negar que tenha emitido algum relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020.

No comunicado, o TCU rebate uma declaração dada por Bolsonaro, em que afirmou a apoiadores que um suposto relatório do tribunal lançaria dúvida sobre parte dos óbitos registrados em decorrência da pandemia.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que 'em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid', conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje. O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado 'Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil”, traz a nota.