Geral

O uso de drogas pode levar à depressão?

O uso de drogas pode estar diretamente ligado à quadros de depressão. Entenda mais a dinâmica entre ambos os transtornos.

Por Webfoco.com 12/06/2021 17h05
O uso de drogas pode levar à depressão?
O uso de drogas pode levar à depressão? - Foto: Divulgação

O abuso de substâncias psicoativas é um transtorno psiquiátrico responsável por agir diretamente no sistema nervoso central, causando alterações na percepção, comportamento e outros aspectos da vida do indivíduo dependente.

Essas ações promovem sintomas como a indiferença à vínculos familiares e profissionais, negligência de práticas básicas como comer e dormir, além das graves consequências fisiológicas. As drogas psicoativas alteram a forma como funciona a mente de um dependente químico, em razão dos efeitos que as substâncias provocam no cérebro.

Dessa forma, um dos sintomas mais comuns a ser observado é a inquietação após um longo período sem consumir a droga, causado pelo estado de pré-abstinência do corpo. Ademais, o vício está diretamente relacionado a quadros de depressão, devido a sua ação no sistema nervoso central, podendo também agravar quadros pré-existentes.

Drogas (lícitas ou ilícitas) como o álcool, cocaína, LSD, maconha e outros, podem levar à depressão, especialmente pessoas que já possuem propensão à doença. Entenda mais a relação entre a depressão e o consumo de drogas, além do tratamento em clínicas de recuperação no Tocantins e outros lugares.

De que forma o uso de drogas pode levar à depressão?


Antes de entender como o abuso de substância pode levar um indivíduo à depressão, é necessário entender que, embora não existam causas concretas do que pode levar a dependência, compreende-se que ela ocorre pela junção de fatores sociais, psicológicos e biológicos.

Logo, a perda de um ente querido, fim de um relacionamento, busca por aceitação social e outras feridas emocionais podem ser fatores de risco para a dependência e, posteriormente, para um quadro de depressão.

O dependente recorre ao consumo para fugir de uma realidade que se tornou insuportável, de forma que muitas vezes, o acúmulo de problemas e incapacidade de lidar com trauma é a origem do vício, podendo ser tratada em clínicas de reabilitação em Goiás.

Dinâmica entre a depressão e o uso de drogas


A perseguição pelo consumo de drogas normalmente se dá pela sensação de prazer que elas proporcionam — no entanto, em pessoas que já apresentam um quadro de depressão, o uso pode ser visto como uma forma de autodestruição do dependente. Um suicídio lento e diretamente ligado ao agravamento do transtorno.

Esse agravamento, por sua vez, faz com que o indivíduo consuma cada vez mais. No fim, o dependente vê-se em uma bola de neve. Nesses casos, o início do tratamento em uma clínica de recuperação no Rio Grande do Norte ou em outras regiões deve ser imediata.

Importância do tratamento de dependência química aliada ao tratamento de depressão


O tratamento de dependência química é realizado em uma clínica de reabilitação no Ceará por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outros profissionais. Durante o tratamento, o dependente passa por algumas etapas essenciais para garantir o sucesso do tratamento — entre eles, a psicoterapia.

Essa etapa do tratamento busca identificar a raiz do problema e conscientizar o paciente quanto aos prejuízos causados pelo consumo de drogas. Ademais, em casos em que há a presença de um quadro de depressão, é importante aliar o tratamento de dependência às sessões para combater o transtorno.