Política

Representante do PDT critica comentários feitos por ex-secretário de turismo

Caio Lima repercutiu os comentários feitos pelo ex-secretário sobre o nazismo

Por 7Segundos 21/06/2021 14h02
Representante do PDT critica comentários feitos por ex-secretário de turismo
Caio Lima, representante da juventude socialista do PDT - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Caio Lima, foi entrevistado na manhã desta segunda-feira (21), no programa Alagoas Agora, da Rede Antena 7. Na ocasião, o representante comentou sobre a exoneração do ex-secretário de turismo de Maceió, Ricardinho Santa Ritta, desligado do partido e deposto do cargo após usar o seu Twitter para fazer comentários sobre o nazismo.

“Não é segredo, para a crônica política, que já havia um clima de tensão entre o Santa Ritta e eu, por diferenças de opinião, ele como um quadro do PDT e um então secretário do município e representando o partido, perante a sociedade, tinha posições que flertavam com o bolsonarismo”, comentou.

Um episódio marcante, segundo o próprio, foi quando Santa Ritta teria publicado uma foto com o vereador Leonardo Dias, do qual Caio já havia tido problemas no passado. “Inclusive recentemente ele postou uma foto com o vereador bolsonarista Leonardo Dias, e o Leonardo Dias recentemente havia me atacado“

Contudo, os problemas já existentes entre os dois não teriam sido tão significativos quanto o comentário publicado nas redes sociais de Santa Ritta. Para Caio, houve uma tentativa de fingir uma inocência sobre o assunto.

“Aquele tweet dele apresentou uma certa dubiedade, de que ele mascara em uma certa inocência, de dizer que não sabia o fato de haver uma lei que proibia qualquer uso de símbolos que memorem aquele episódio lamentável da história da humanidade que foi o nazismo. A não ciência da existência dessa lei, ela já é imperdoável para pessoas que são minimamente formadas, para pessoas políticas, pessoas públicas, que tem o mínimo de responsabilidade com coisa pública. É inaceitável que você não saiba disso”, disse.

Liberdade de expressão

Ainda comentando sobre o assunto, o presidente da Juventude Socialista do PDT criticou a tentativa de Santa Ritta em se justificar utilizando a liberdade de expressão como argumento.

“Mas aí você fazer um paralelo ou tentar de alguma forma relativizar, e pensar que a liberdade de expressão poderia embarcar nisso, só de você pensar e de construir uma lógica interna, já denuncia uma lógica muito grave. De que a liberdade de expressão poderia ser um instrumento de justificativa de apologia de um dos maiores crimes que se comete na humanidade. Essa narrativa assassina que se constrói, usa a liberdade de expressão para cometer os maiores absurdos possíveis”, ponderou.

Contudo, apesar das críticas feitas pelo posicionamento adotado pelo ex-secretário de turismo, utilizar-se da “cultura do cancelamento” é um ato condenável pelo entrevistado.

“Esse tweet do Santa Ritta traz esse momento lamentável que se passou na história, e que o Brasil está vendo florescer as raízes do mal, então isso tem que ser cortado de maneira permanente e eu aplaudo a Prefeitura de Maceió em ter uma resposta rápida e exonerar, acho que o Santa Ritta deva aprender com esse erro, acho que todas as pessoas podem aprender com os seus erros e se desculpar humildemente. Não acho que todo mundo deva ser eternamente condenável, por qualquer atitude dessa maneira. Essa cultura do cancelamento não me agrada, mas é preciso sim, nesse necessário, que a sociedade inteira repudie”, explicou.

PDT

Concluindo os seus argumentos a respeito deste assunto, Caio deixou claro que não deseja ter novamente Ricardinho como um membro do PDT.

“Mas acho que no PDT não cabe jamais um quadro como esse, há companheiros sofrendo muitas coisas a nível pessoal e político para defender bandeiras que são muito caras, muitas pessoas morreram para defender essas bandeiras que o PDT carrega, portanto é necessário ter um pouco mais de respeito com essas pessoas”, finalizou.