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Procon Maceió orienta consumidores sobre como evitar ligações indesejadas

Plataforma “Não Me Perturbe” permite que clientes não recebam ligações indesejadas

Por 7Segundos, com Procon Maceió 21/06/2021 12h12
Procon Maceió orienta consumidores sobre como evitar ligações indesejadas
Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió - Foto: Pei Fon

O Procon Maceió, órgão de proteção e defesa do consumidor, alerta a população sobre como utilizar a plataforma “Não Me Perturbe”. A medida evita a oferta de produtos e serviços devido às ligações indesejadas das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, como: telefone fixo e móvel, TV por assinatura e Internet.

De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Maceió, existem mais 1 milhão e 300 mil números ativos de linhas móveis. Entretanto, até o momento, em todo o estado de Alagoas foram cadastrados apenas pouco mais de 400 mil telefones fixos e móveis na plataforma.

“É importante que os consumidores façam o cadastro na plataforma. Vale ressaltar que o bloqueio pode demorar até 30 dias corridos a partir da data da solicitação para entrar em vigor. Caso ainda ocorra as ligações, é necessário anotar todos os dados das chamadas que recebe, como o número do telefone, data e hora da ligação para que as empresas sejam multadas”, explica Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió.

Para realizar o cadastro, o consumidor deve acessar o site e preencher os dados pessoais, como nome completo, CPF, e-mail e senha. Após isso, é preciso inserir os números de telefones e as empresas para o bloqueio das ligações.

A lei


Em 2009, foi criada a Lei 7.127/2009 para impedir que as empresas de telemarketing ou estabelecimentos que utilizem deste serviço efetuem ligações telefônicas não autorizadas para os usuários nele inscritos.