Religião

Padroeiro dos pescadores, São Pedro é celebrado em paróquia da orla lagunar na capital

A manhã de hoje foi marcada por uma missa com pescadores. Confira a programação do dia

Por 7Segundos 29/06/2021 11h11 - Atualizado em 29/06/2021 11h11
Padroeiro dos pescadores, São Pedro é celebrado em paróquia da orla lagunar na capital
Missa na Paróquia São Pedro, no Vergel do Lago - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Respeitando as regras de distanciamento social impostas pelo governo estadual devido à pandemia de Covid-19, fiéis se reúnem nesta terça-feira (29) na Paróquia São Pedro Pescador — localizada na orla lagunar de Maceió — para celebrar São Pedro. A Paróquia organizou uma programação especial para comemorar a data, que iniciou às 6h com uma missa com pescadores da região. 

O 7Segundos conversou com o padre Adriano Vieira — pároco e administrador da Paróquia. Ele falou sobre a importância da data para a comunidade católica. “Data muito significativa porque Pedro é o primeiro apóstolo, mas hoje também é dia de São Paulo, na igreja latina é celebrado dia 29, no Brasil, por uma questão pastoral ele é sempre colocado em um domingo próximo”, explicou.

A Paróquia localizada próximo à colônia dos pescadores, no Vergel, existe há 29 anos. “Tudo significativo da pesca, porque Pedro também foi pescador de peixe. O chamado de Pedro, nosso senhor disse 'Pedro, tu deixará de ser pescador de peixe para se tornar pescador de homens”, disse o pároco.

Ano passado, devido as medidas mais rígidas no combate à pandemia, as missas foram celebradas com as portas fechadas. “É uma festa muito grande, onde tínhamos e vamos ter no próximo ano a procissão fluvial por dentro da lagoa Mundaú e também a terrestre. Esse ano, como estamos na pandemia, não podemos aglomerar, pois temos que dar o exemplo de fé”, contou Adriano.

Padre Adriano Vieira - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Para celebrar a data, a Paróquia São Pedro preparou uma programação especial com quatro missas, que acontecem das 6h às 19h. As celebrações serão transmitidas através das redes sociais da paróquia e terá a presença de fiéis, reduzido a 30% da capacidade total da igreja. A Paróquia suspendeu a famosa carreata/procissão, devido às restrições da pandemia do novo coronavírus.

“A fé a São Pedro não deve ser uma fé externa, mas uma fé interna. Como não vamos ter procissão, é bom celebrar também na igreja, pra ser igreja. A fé externa fica muito aquém, é uma questão associada fora da igreja, mas uma fé associada em Pedro se constitui uma unidade. Por isso, nós somos uma igreja una, santa e católica. Dentro desse contexto, a gente visa honrar e louvar a São Pedro”, deixa como mensagem aos fiéis, no período de pandemia.

Confira a programação desta terça-feira (29):

06h – Missa com os Pescadores;
09h – Missa Festiva;
17h – Missa com a Primeira Eucaristia de quatro jovens e;
19h – Missa Solene, encerrando o novenário com a bênção do Santíssimo Sacramento.