Infraestrutura

Moradores sofrem com constantes alagamentos na rua Soldado Eduardo dos Santos

7Segundos esteve no local na manhã desta quarta-feira (30) e registrou o fato

Por 7Segundos 30/06/2021 13h01 - Atualizado em 30/06/2021 13h01
Moradores sofrem com constantes alagamentos na rua Soldado Eduardo dos Santos
Rua Soldado Eduardo dos Santos - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Moradores da rua Soldado Eduardo dos Santos, no bairro da Jatiúca, em Maceió, reclamam dos constantes alagamentos na área. A situação fica pior no período chuvoso que a via não seca, dificultando a vida de quem mora e de motoristas que precisam passar pela localidade — que dá acesso ao bairro da Ponta Verde.

O 7Segundos esteve no local na manhã desta quarta-feira (30) para denunciar o problema. O local é o mesmo onde, em janeiro de 2018, dois operários morreram enquanto faziam reparos em uma tubulação de esgoto. Adeilson Batista da Silva, de 23 anos, trabalhava dentro do bueiro, quando foi levado pela enxurrada de água e desapareceu. Já Cícero Porto da Silva, de 45, tentou salvar o colega de trabalho, mas morreu.

Em 2019, o local chegou interditado para o fechamento do buraco. Em 14 de maio deste ano, moradores da rua acordaram novamente com a cratera aberta na pista. O buraco foi sinalizado e o trânsito seguiu com desvio de quadra até a finalização dos serviços efetuados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Antônio Vespa, de 55 anos, morador e comerciante da localidade há mais de 45 anos, afirma que o problema é antigo. “A situação dessa rua ao longo de 12 anos mantém as mesmas condições. Toda vez quando chove a rua enche, as galerias e canais entopem e a rua fica cheia de buracos. Ao longo desses anos, ninguém terminou a construção aqui. É abre buraco, fecha buraco”, disse.

O 7Segundos contatou a BRK Ambiental — vencedora do leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que assumirá a concessão dos serviços de água e esgoto de 13 cidades da região metropolitana de Maceió — e foi informado que a empresa está realizando estudos e projetos para resolver as diversas demandas na região.

Segundo a empresa, casos específicos, a exemplo da Rua Soldado Eduardo dos Santos, serão tratados de forma pontual a partir do início da operação, que será nesta quinta-feira (1°).