Educação

Para JHC, novos dados vão permitir planejar e avançar em índices de Educação

Prefeitura lançou a pesquisa "Painel de Indicadores Educacionais"

Por 7Segundos 02/07/2021 12h12
Para JHC, novos dados vão permitir planejar e avançar em índices de Educação
Evento ocorreu no auditório da Escola Nosso Lar, no bairro do Vergel do Lago - Foto: Ellen Oliveira/ 7Segundos

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), e o secretário municipal de Educação, Elder Maia, lançaram o "Primeiro Painel de Indicadores Educacionais do Município de Maceió", um compilado de dados que traça, em diversos indicadores, o perfil da rede municipal de ensino da capital alagoana.

Durante o evento de lançamento nesta sexta-feira (02), JHC afirmou que os dados são fundamentais para a tomada de decisões, estruturação de políticas públicas e o fortalecimento da rede de ensino.

"É fundamental para estratificar a realidade da educação do nosso município, que não vai nada bem. Mas, a gente precisa dar transparência a esses números. Com esses dados públicos, nós vamos conseguir também parcerias políticas, institucionais e acordos de cooperação", afirmou.

A pesquisa foi realizada pelo secretário Elder Maia em parceria com a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Anabelle Lages, e contou com o apoio dos pesquisadores do Observatório Educacional do Município de Maceió (OBEM). Todos os indicadores, dados, métricas e resultados foram extraídos do censo Escolar de 2020, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

"São dados minuciosos, escola por escola, unidade educacional por unidade educacional, a partir de 45 indicadores. Agora, poderemos tomar decisões com mais segurança e controle das consequências", afirmou Elder Maia.

Avanço

JHC afirmou que a gestão já conseguiu melhorar um dos índices educacionais: a evasão escolar. De acordo com ele, foram matriculados mais 4 mil alunos na rede municipal de ensino.

"É um indicador que vinha caindo há anos e nós conseguimos que voltasse para uma curva crescimento. Não podemos naturalizar crianças fora de sala de sala. Precisamos dobrar o número de crianças dentro das nossas creches".