Geral

Pesquisa aponta que "índice de felicidade" em Alagoas é baixo

Levantamento considera inflação e taxa de desempregados

Por 7Segundos, com Folha de S. Paulo 05/07/2021 15h03 - Atualizado em 05/07/2021 15h03
Pesquisa aponta que 'índice de felicidade' em Alagoas é baixo
Ruas do Centro de Maceió - Foto: 7Segundos

Alagoas é o segundo estado mais “infeliz” do país, de acordo com uma pesquisa divulgada com exclusividade pela Folha de S. Paulo. O chamado "índice de infelicidade” soma dados de inflação e desemprego.

Os dados são de um levantamento do pesquisador Daniel Duque, do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas). De acordo com os números, os estados do Nordeste dominam o ranking.

O levantamento considera a taxa de inflação acumulada em quatro trimestres para cada estado e a média da taxa de desemprego nos últimos quatro trimestres, explica o economista.

Os estados do Sul e Sudeste são campeões em “bem-estar”. Com destaque para os estados de Santa Catarina (10%), Rio Grande do Sul (13%) e Paraná (13,6%), com as menores taxas de infelicidade. Na contramão, estão os estados da Bahia (24,70%), Alagoas ( 24,30%) e Sergipe (23,90%).

Na comparação com os países que fazem parte da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil aparece na segunda pior posição do ranking de infelicidade, atrás apenas da Turquia, com 26,28%. Na lista com 38 países, as melhores posições no primeiro trimestre ficaram com Japão (2,4%), Finlândia (4,40%) e Eslovênia (4,80%).