Covid -19

População indígena em Alagoas se aproxima do 100% da imunização

Estado ocupa a quarta posição no ranking de distritos sanitários especiais

Por 7Segundos 08/07/2021 07h07
População indígena em Alagoas se aproxima do 100% da imunização
Alagoas ocupa as primeiras colocações na vacinação de indígenas - Foto: Marcos Fabrício/ Agência Brasil

Se de um lado a difusão de fake news está gerando desinformação inclusive nas aldeias do país, fazendo com que os indígenas não se vacinem, em Alagoas a realidade é diferente. O Estado se aproxima do 100% da imunização dessa parcela da população.

Dados do Localiza SUS, indicam que os indígenas nas tribos de Alagoas e Sergipe, somam 8.029 pessoas, sendo que 7.660 já receberam a primeira dose e 7.467, a segunda.

Alagoas especificamente, ocupa a quarta posição do país com 95% dos indígenas imunizados com a primeira dose e 93% com a segunda. Ficando atrás de Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

O Ministério da Saúde organiza a assistência à saúde indígena por meio de 34 distritos sanitários especiais (DSEIs). Desses, 19 têm relatórios disponíveis sobre as recusas dos índios em aceitar a vacina, além de estratégias para superar a resistência. A maioria é de março e abril.

Por serem um grupo prioritário, os indígenas que vivem em aldeias estão entre os primeiros brasileiros a serem imunizados contra a Covid-19.