Segurança

Indicadores apresentam redução expressiva na criminalidade em Alagoas

Balanço foi apresentado em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (09)

Por 7Segundos 09/07/2021 11h11
Indicadores apresentam redução expressiva na criminalidade em Alagoas
Renan Filho durante coletiva de imprensa - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

Dados divulgados pelo governador Renan Filho (MDB), durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (08), mostram a queda dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos primeiros seis meses de 2021 em Alagoas. Os números alcançam a maior redução da década.

Alagoas registrou no primeiro semestre de 2021 queda de 18,5% em todos os CVLIs, na comparação com igual período de 2020. Durante a exposição, o governador destacou o número de homicídios registrados no mês de junho deste ano, que foi o menor dos últimos 10 anos, com apenas 578 casos em todo o Estado.

Os números positivos também foram verificados nos crimes de roubos de veículos de passeio, que diminuíram 20,9%, de motocicletas, que recuaram 7,7% e a transporte coletivo urbano, que caiu 44,7%. Já com relação a apreensão de drogas, houve um crescimento de 162,6% e de armas de fogo 19,9%. Há dois anos, Alagoas não registra roubo a bancos.

“Estamos caminhando para ter o melhor ano de todos os anos do Governo. Na Segurança, em Alagoas, nós estamos chegando no sétimo ano do governo com resultado sucessivo de melhora, isto é, com mais investimentos, contratações, presenças na rua, motivação em alta, o que significa melhores resultados”, disse Renan Filho.

Para o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, Alagoas fez o caminho inverso do restante do país no que se refere a redução no número de homicídios. “Alagoas era o Estado mais violento da nação há 10 anos. Maceió era a quinta cidade mais violenta do mundo. Hoje a gente tá com uma redução, em menos de uma década, acima de 50%”, disse.