Segurança

Veja como reformar seu apartamento sem causar transtornos em prédio

Obras irregulares podem causar diversos transtornos, indo de paredes trincadas a evacuação do prédio

Por Pedro Vasconcelos* 20/07/2021 15h03 - Atualizado em 20/07/2021 16h04
Veja como reformar seu apartamento sem causar transtornos em prédio
Prédio precisou ser interditado no bairro do Trapiche - Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (16), a Defesa Civil de Maceió recomendou que um edifício multifamiliar no bairro do Trapiche da Barra fosse evacuado. O transtorno foi causado por uma obra irregular em um dos apartamentos da construção.

De acordo com informações, a obra atingiu um pilar estrutural do prédio e provocou rachaduras. Além disso, como acontece em alguns casos, a reforma não tinha profissional habilitado registrado, Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e nem licença municipal (alvará de reforma) para execução da obra.

Por isso, o 7Segundos conversou com o Felipe Moreno do Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) para saber o que fazer ao iniciar uma reforma em apartamento.

O Conselho explicou que, ao contrário do que muitos pensam, reformas de estruturas requerem engenheiros civis. “Consideramos que o primeiro passo sempre é a contratação de um profissional habilitado para o serviço. Só ele tem a aptidão técnica pra conduzir a execução pelos processos de qualidade e segurança”, informou.

Outro fator importante é a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Segundo o Crea, com a ART, o engenheiro passa a ser identificado como seu responsável técnico da construção, uma garantia de extrema importância contra erros e riscos.

Nem sempre as obras irregulares são tão prejudiciais, como foi o caso do edifício no Trapiche, porém, ainda assim, podem causar diversos transtornos. De acordo com o Crea, obras irregulares podem fazer com que a estrutura ceda ao longo dos anos e começasse a se deteriorar, criando problemas como paredes trincadas, portas emperradas e desníveis. Ou seja, muitos dos pequenos problemas do dia a dia que surgem em apartamentos podem ser resultado de uma reforma sem engenheiro no imóvel.

Por fim, o Crea advertiu que, em caso de incidente em obras irregulares, o proprietário estará sujeito a um auto de infração emitido pelo próprio órgão.

*Com supervisão da Editoria