Educação

“Ninguém está preparado 100%”, diz secretário da Educação sobre volta às aulas

Aulas presenciais serão retomadas de forma gradual, a partir do dia 16 de agosto

Por 7Segundos 21/07/2021 12h12 - Atualizado em 21/07/2021 12h12
“Ninguém está preparado 100%”, diz secretário da Educação sobre volta às aulas
Rafael Brito - Foto: Assessoria

O secretário de de Estado da Educação de Alagoas, Rafael Brito, foi o entrevistado nesta quarta-feira (20) na Rede Antena 7. Ao radialista Angelo Farias, o secretário falou sobre o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, suspensas desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

A expectativa é que as aulas presenciais sejam retomadas a partir dia 16 de agosto no formato híbrido. A informação consta na portaria nº 9.975/202 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 de julho. Os estudantes participarão das aulas presenciais por revezamento semanal, inicialmente com 50% dos alunos de cada turma.

"Quando se fala em pandemia, a gente não consegue cravar datas. O dia 16 de agosto é a data muito provável para que a gente possa estar retornando as salas de aula. O ensino infantil não deve ser retomado agora. Faremos um retorno gradual dos alunos mais velhos para os alunos mais novos", explicou Brito.

Ontem (20), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu — em pronunciamento — o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ribeiro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras". Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios na rede municipal.

Para Brito, "ninguém está preparado 100% para esse momento. Como acontecerá uma volta de aproximadamente, somente em Alagoas, de 180 mil alunos para a comunidade escolar é evidente que falhas dentro do percurso ainda sejam corrigidas, porque tudo é muito novo, isso [a pandemia] nunca aconteceu na nossa história".

Vacinação da Educação

Alagoas foi um dos primeiros estados a vacinar os profissionais da Educação. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 60 mil profissionais da Educação (Básica e Superior) foram imunizados com a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19. 

"A data média para a segunda dose da vacina da grande maioria dos servidores da Educação é aproximadamente 30 de julho, 2, 3 de agosto, é uma data que a gente pode sim promover se forma segura o retorno as salas de aula", afirmou Brito.