Geral

Animais abandonados em locais públicos representam risco para motoristas e pedestres em Maceió

Denúncias de animais soltos podem ser realizadas diariamente a Unidade de Vigilância em Zoonoses da capital

Por Paula Berle* 24/07/2021 08h08
Animais abandonados em locais públicos representam risco para motoristas e pedestres em Maceió
Animais soltos em espacos públicos representam um risco para motoristas e pedestres - Foto: Ellen Oliveira / 7Segundos

Se deparar com animais de grande porte em vias públicas é um perigo que tem se tornado uma queixa recorrente de condutores e pedestres que transitam em Maceió. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante o ano de 2020, 1.405 acidentes foram causados no Brasil devido a animais soltos nas rodovias. 

E por colocar a vida de humanos e dos próprios bichinhos em risco, o abandono de animais de grande e médio porte é crime previsto por lei federal, com pena de detenção de até cinco anos para quem cometer esse crime.

Segundo o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Maceió, Sammy Barros, é essencial que a população informe ao órgão sobre a presença de animais de grande porte soltos em locais públicos “Nós fazemos o recolhimento de animais de grande porte, que são cavalos, jumentos, burros, independe se está doente os não”, informou. 

O zoólogo explicou ainda que, após o animal ser levado para a unidade pela primeira vez, ele é cadastrado no sistema e recebe um chip. Logo após, o dono do animal é informado e, partir desse dia, ele tem dez dias para ir buscar seu bicho de estimação e, por cada dia do animal no local, deve ser paga uma taxa. Porém, a partir do segundo recolhimento a cobrança é maior "se for a segunda vez, as taxas são cobradas dobradas, e na terceira vez, o animal não é mais devolvido. Caso sejam constatados maus tratos, ele também não é mais devolvido para o antigo dono", informou. 




Porém, em caso de animais de pequeno porte, como gatos e cachorros, o sistema de recolhimento da Unidade de Vigilância em Zoonoses só realiza o recolhimento caso o animal seja vítima de algum acidente ou quando há uma comprovação clínica que dê sofrem com doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas “a unidade não pode funcionar como um abrigo, pois e um ambiente com alta circulação de vírus, bactérias, já que abriga animais portadores de zoonoses, tornando o espaço nocivo para animais saudáveis”, esclareceu.

 

As denúncias de animais abandonados podem ser realizadas a Unidade de Vigilância em Zoonoses, durante o dia através do telefone 3312-5576 e durante a noite através do número 3312-5485. Na denúncia é preciso informar qual o animal a ser recolhido.