Política

Vereadora reclama de salário na Câmara de Maceió e faz comparação com o de secretários

Silvânia Barbosa disse que vai apresentar Projeto para reduzir salário dos integrantes do primeiro escalão do Governo

Por Berg Morais 04/08/2021 17h05
Vereadora reclama de salário na Câmara de Maceió e faz comparação com o de secretários
Silvania Barbosa repudiou truculência com ambulantes - Foto: Assessoria

Ao fazer o uso da Tribuna da Câmara Municipal de Maceió (CMM), durante sessão ordinária desta quarta-feira (04), a vereadora Silvânia Barbosa (PRTB) surpreendeu a todos ao reclamar do salário pago aos parlamentares e compará-lo com o dos secretários municipais. A parlamentar saiu em defesa dos ambulantes que trabalham no centro da cidade, criticou a “postura truculenta” como eles estão sendo tratados, e garantiu apresentar um Projeto de Lei para reduzir o salário dos integrantes do primeiro escalão do Governo.

Silvânia Barbosa iniciou sua fala citando um “livrinho do senador Collor” que trata sobre o papel do vereador, e se posicionou de forma contrária aos julgamentos que são feitos referentes à atuação dos parlamentares. “Muitas vezes nós somos julgados: ‘esses vereadores não fazem nada’. Como se nós tivéssemos plenos poderes de transformar tudo que nós quiséssemos e executar tudo que nós vemos e cobramos, que nem sempre é assim. Mas nos somos de fiscalizar, de procurar saber, de correr atrás”, pontuou.

A vereadora foi além e disse estar indignada como algumas coisas estão sendo conduzidas em áreas específicas da administração pública. Barbosa também destacou a necessidade de fazer mudanças no código de postura do município. “É preciso contratar uma equipe competente, sem vício, para traçar um novo código de postura”, disse.

Sem citar nomes, Silvânia Barbosa externou um caso aonde um cidadão chegou a ser colocado para fora da sala de um secretário municipal e clamou por um melhor tratamento as pessoas. Ela chegou a citar o fato de independente de ser bem pago, o secretário tem a obrigação de tratar bem as pessoas, “pois são funcionários do povo”.

“Hoje os secretários recebem mais que os vereadores. Aí podem até dizer: vereadores, diminuam o salário de vocês. Mas não somos nós que decidimos os valores que nós recebemos, não. Mas presidente, o salário dos secretários é muito bom. Como é que um secretário ganha mais que um vereador? Me explique!”, questionou ao presidente da Casa, vereador Galba Netto.

A parlamentar revelou que já tem um Projeto de Lei pronto para ser apresentado, que estabelece critérios para determinar o valor dos vencimentos dos integrantes do primeiro escalão do Governo. “Eu tenho um projeto e já está prontinho para pautar. Que nenhum secretário deve receber mais que um vereador. Nós não recebemos mais do que o prefeito, nós não recebemos mais que um governador. Não é assim que se segue? Sabe por quê? Porque tem gente que você não pode dar um pouquinho de brilho, não, porque se envaidece muito. Nós estamos no momento de acabar com essas vaidades. Acabar com essas truculências”.

Por fim, Silvânia Barbosa fez questão de deixar claro que seu posicionamento não é uma crítica generalizada à gestão do prefeito JHC. “Não estou criticando a gestão do JHC, não. Ao contrário. Estou vestindo a camisa mesmo que não fosse o JHC. Porque se a gente não é parceiro de um prefeito para ajudar a cidade, a gente não serve para está ali. Porque a gente não tem que defender os nossos interesses, não”, concluiu.