Saúde

Pacientes com glaucoma relatam falta de colírios no CEAF, em Maceió

Medicamentos são enviados ao Governo do Estado, que repassa aos municípios

Por 7Segundos 17/08/2021 11h11 - Atualizado em 17/08/2021 13h01
Pacientes com glaucoma relatam falta de colírios no CEAF, em Maceió
Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex - Foto: Carla Ceto

Pacientes com glaucoma que fazem uso de colírio relatam a falta dos medicamentos Tartarato de Brimonidina e Maleato de Timolol, usados para tratar alta pressão ocular, no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), em Maceió. O medicamento é enviado ao Governo do Estado, que repassa aos municípios.

Ao 7Segundos, um usuário relatou que a falta dos medicamentos é recorrente. "Se nós, paciente, formos depender da entrega dos medicamentos já estaríamos cegos. De janeiro até hoje não foi possível pegar os colírios. Toda semana vamos lá e nada dos colírios chegarem", relatou.

Em contato com a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), o 7Segundos foi informado, por meio de nota de esclarecimento, que a aquisição do medicamento Brimonidina e Timolol está em fase de conclusão e a entrega aos usuários será restabelecida nos próximos dias.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a dispensação de cinco dos sete colírios para Glaucoma está ocorrendo normalmente no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), em Maceió, bem como, nas Unidades Descentralizadas. A única exceção é o Brimonidina e Timolol, cujo processo de aquisição está em fase de conclusão e a entrega aos usuários será restabelecida nos próximos dias.