Cultura

Maceioense concorre a prêmio de melhor ator em Festival de Cinema de Gramado

Luciano Pedro Jr estará disputando a categoria com Matheus Nachtergaele

Por 7Segundos 19/08/2021 07h07
Maceioense concorre a prêmio de melhor ator em Festival de Cinema de Gramado
Luciano Jr. é a personagem principal do filme - Foto: Reprodução

O ator alagoano Luciano Pedro Jr, de 23 anos, está sendo prestigiado na 49ª Edição do Festival de Cinema de Gramado com a sua nomeação na categoria de Melhor Ator pela sua performance no filme "Carro Rei", onde contracena com o renomado artista Matheus Nachtergaele, que também está concorrendo pelo prêmio de melhor atuação masculina.

Estudante de teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Luciano está fazendo a sua estreia no renomado festival de cinema, onde também estará ocorrendo a estreia brasileira do longa-metragem. Em busca de ouvir suas expectativas, o 7segundos entrou em contato direto com o jovem para saber mais sobre a sua participação na premiação.

Questionado sobre como é estar competindo na mesma categoria com nomes de peso, Luciano manteve o tom humilde e demonstrou todo o seu carinho para com Matheus Nachtergaele.

"É uma honra, mais do que competir, trabalhar com alguém da sua genialidade. Matheus é um dos maiores atores do mundo, sem demagogia. A indicação vem mais como um reconhecimento da entrega ao trabalho, e acho que é um incentivo para a parceria que fizemos", disse.

Luciano ao lado de Matheus Nachtergaele. Foto: reprodução

Na visão do jovem estudante, a sua nomeação para o prêmio serve também para lançar uma luz sobre o trabalho realizado pelos artistas alagoanos, prestigiando não somente Luciano, mas toda uma categoria.

"Alagoas tem muitos e muitos artistas incríveis. De todas as ordens, seja na música, artes plásticas, artes cênicas, literatura. O que falta é a oportunidade ser dada ou construída. E sim, acho que pode ser uma janela para ver uma possibilidade de inspiração ou reconhecimento da potência que somos", afirmou.

Porém, apesar do bom trabalho prestado pelos artistas da terra, Luciano destaca a importância de se construir mais espaços onde essas pessoas tenham a oportunidade de mostrar o trabalho.

"A gente têm construído esses espaços. o cinema alagoano mesmo vem preparando seu terreno de uma forma muito bonita. Há um movimento lindo na música e nas artes plásticas também. Mas acho que há sim, uma carência nos espaços de formação, que vão desde a escola até outras instituições. Falta espaço para formar e para dar continuidade ao trabalho de atuação. E não é algo que se restringe ao nosso cenário, outros lugares também atravessam esse tipo de problema. Mas óbvio, temos que olhar pra nós e pensar o que podemos fazer e cobrar", explicou.

Sobre a sua participação no filme, Luciano disse ter tido uma experiência maravilhosa vivendo o personagem "Uno", um jovem com a habilidade especial de conversar com carros.

"Foi um presente incrível por conta da complexidade da personagem. É um menino que tem a habilidade de falar com os carros desde criança, que perdeu a mãe, e que o pai quer que ele siga uma carreira que ele não quer. Vai estudar agroecologia e se depara com as dificuldades da família em relação a uma frota de táxi. E aí nessa disputa interior entre carros e natureza, ser humano e máquina, a minha personagem se faz. E ainda deixa, de algum modo, um toque de esperança pra nós", comentou.

Carro Rei 

Dirigido pela cineasta pernambucana Renata Pinheiro, Carro Rei é um filme de ficção científica. Filmado em Caruaru, a obra conta a história de Uno, um jovem com a habilidade de conversar com carros desde sua infância.  A trama do filme se desenrola quando uma lei coloca a empresa da família de Uno em perigo e o jovem precisa reencontrar o seu melhor amigo de infância: um carro. Junto a seu tio, Uno irá transforma-lo em um Carro Rei - um automóvel falante com a capacidade de se comunicar e se apaixonar. 

Os interessados em assistir a obra poderão encontra-la no catalogo para assinantes de uma plataforma de streaming nacional ou também poderão procura-la em canais de televisão brasileiro por assinatura.