Transporte

Metade dos mototaxistas esperados estão cadastrados para regulamentação em Maceió

Cadastro final começa nesta quarta-feira (01)

Por 7Segundos com Ascom SMTT 30/08/2021 16h04 - Atualizado em 30/08/2021 16h04
Metade dos mototaxistas esperados estão cadastrados para regulamentação em Maceió
Pré-cadastro integra o cronograma de procedimentos de regulamentação dos mototaxistas em Maceió - Foto: Ascom SMTT

Em Maceió, apenas 55,1% dos mototaxistas estão cadastrados para a regulamentação do serviço de transporte público individual de passageiros por mototáxi, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A estimativa de profissionais que atuam no seguimento na capital é de 3 mil mototaxistas. Destes, apenas 1653 compareceram ao pré-cadastramento, que ocorreu para agilizar o processo.

A SMTT ainda informou que a etapa final do cadastro para a regulamentação dos profissionais começa nesta quarta-feira (01). Os mototaxistas terão 60 dias para fazer os cadastros, ou poderão estar sujeitos às penalidades da fiscalização.

Para os profissionais que não realizaram o trâmite inicial. A segunda etapa para o cadastramento que permitirá a regulamentação dos profissionais terá alguns critérios exigidos, entre eles a padronização dos veículos, para facilitar a identificação desses profissionais e proporcionar segurança aos usuários. A medida será implantada através de adesivagem nos tanques das motos e capacetes na cor laranja, além de vestimentas com camisas e coletes contendo o número do alvará e identificação da Prefeitura de Maceió, como ilustrado aqui.

Os cadastros estão sendo feitos na garagem do Maceió Shopping, de 8h às 12h e das 14h às 17h, e também na sede da SMTT, de 8h às 14h.

Os documentos necessários são: originais e cópias das certidões criminais estadual e federal; certidões de quitação militar e eleitoral; certidão do sindicato; atestado de saúde ocupacional (ASO); apólice de seguro; certificado do curso de mototaxista; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apta para transporte remunerado; CRLV; comprovante de residência atualizado no nome do permissionário e duas fotos 3×4.