Brasil

Saiba como o reajuste da conta de luz afetará o bolso dos alagoanos

Crise hídrica deve afetar os consumidores em algumas partes do país

Por 7Segundos 01/09/2021 07h07 - Atualizado em 01/09/2021 07h07
Saiba como o reajuste da conta de luz afetará o bolso dos alagoanos
Consumo de energia cresceu 7,7% no Brasil - Foto: Reprodução


A fim de cobrir os custos das usinas termelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) discutiu com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) uma proposta de reajuste da bandeira vermelha patamar 2. Atualmente, a tarifa, que está em vigor desde junho, está com acréscimo de R$ 9,49 a cada kWh na conta mensal.

Procuramos a Equatorial Energia, responsável pelo serviço em Alagoas, para saber como isso afetará os consumidores locais.

A empresa informou que o reajuste tarifário 2021 para os clientes alagoanos, cerca de 1,17 milhão, entrou em vigor no dia 03 de maio, conforme a data que foi prevista no contrato de concessão de cada distribuidora.

Também informaram que o reajuste faz parte do processo do processo conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é responsável por definir anualmente e manter atualizado o valor das tarifas das concessionárias de energia elétrica de todos os estados da federação e que as indicações das bandeiras tarifárias também são feitas pela Aneel.