Serviços

JHC, Cunha e Vilela participam de reunião em Brasília para pedir que aumento na tarifa de água seja apurado

Maceió e toda a região Metropolitana, que abrange outras nove cidades, terá um ajuste de, aproximadamente, 4 reais, um aumento de 8,085%

Por 7Segundos 01/09/2021 21h09 - Atualizado em 01/09/2021 21h09
JHC, Cunha e Vilela participam de reunião em Brasília para pedir que aumento na tarifa de água seja apurado
JHC, Cunha e Vilela participam de reunião em Brasília para pedir que aumento na tarifa de água seja apurado - Foto: Assessoria

Na tarde desta quarta-feira (1º), o prefeito de Maceió JHC (PSB), o senador Rodrigo Cunha (PSDB) e o deputado federal Pedro Vilela (PSDB) participaram de uma reunião com a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em Brasília. Na ocasião, os políticos pediram que seja apurado o aumento da tarifa de água na capital alagoana e que medidas sejam tomadas.

O aumento das tarifas dos serviços de água e esgoto, que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na segunda-feira (30), terá início em 1º de outubro. Maceió e toda a região Metropolitana, que abrange outras nove cidades, terá um ajuste de, aproximadamente, 4 reais, um aumento de 8,085%.

JHC, Cunha e Vilela foram recebidos por Vitor Saback, diretor da ANA, e por Cíntia Leal Marinho de Araujo, superintendente adjunta de Regulação Econômica da Agência.

Após a reunião, foi decidido que o aumento de mais de 8% na tarifa em Alagoas será apurado pelo organismo federal. Os parlamentares e o prefeito também pretendem pedir oficialmente explicações à empresa que começou a operar o sistema de fornecimento de água e saneamento na região, a BRK Ambiental, além do governo estadual e da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

Segundo o senador Rodrigo Cunha, “este reajuste descabido precisa ser apurado em defesa da população de Maceió e dos municípios vizinhos, que sofre para ter acesso à água de qualidade, já está sufocada com o aumento absurdo das tarifas de serviços essenciais com o de acesso à energia elétrica e não pode pagar pelo preço da privatização da antiga Casal. Falta mais transparência e responsabilidade por parte do governo do estado, e este reajuste não pode servir para somente beneficiar a BRK. Por isso viemos solicitar apuração da ANA e vamos também pedir explicações formais ao governo de Alagoas, que deveria atuar em prol da sociedade não permitindo este aumento lamentável na tarifa”.

Já o prefeito JHC criticou o reajuste. “O aumento da conta de água em um momento tão delicado é uma falta de sensibilidade com quem mais precisa. É um completo absurdo! Quando assumi a Prefeitura, não haviam sequer informações e nem planejamento sobre como a BRK iria atuar. O Governo de Alagoas usurpou a titularidade sobre o saneamento dos município. Maceió tem 80% dos usuários da Região Metropolitana é apenas 13% de poder decisório no conselho. Além disso, os mais de R$ 2 bilhões adquiridos com a outorga dos serviços de água e esgoto foram todo para a conta do Estado e seguem investidos sem nenhuma transparência. São recursos que poderiam ajudar a mudar a vida de milhares de pessoas”.

O deputado federal Pedro Vilela também disse que o aumento é “inoportuno”. “É tudo o que o alagoano não precisa nesse momento. Como se já não bastasse o gás, combustível, alimentos... Vamos requisitar do governo do estado as informações que “justificaram” esse aumento e buscar as providências cabíveis”, concluiu.