Política

Tereza Nelma traz secretária Nacional de Políticas para as Mulheres e lança Centro de Convivência da Mulher

Cristianne Britto se reúne com rede de enfrentamento à violência contra mulher e lança o Programa Qualifica Mulher

Por 7Segundos, com assessoria 08/09/2021 13h01
Tereza Nelma traz secretária Nacional de Políticas para as Mulheres e lança Centro de Convivência da Mulher
Tereza Nelma se reúne com secretária Nacional de Políticas para as Mulheres - Foto: Assessoria

Na próxima quinta (9) e sexta-feira (10), a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto estará em Maceió a convite da deputada Federal, Tereza Nelma (PSDB-AL), que vai apresentá-la os projetos do Estado voltados para mulheres.

A secretária Cristiane Britto, deputada Tereza Nelma e a vereadora por Maceió, Teca Nelma farão o lançamento, na sexta-feira (10), às 11h, do Centro de Convivência da Mulher da Sociedade, no qual a parlamentar destinou emenda na ordem de R$ 200 mil. Trata-se de um projeto que vai viabilizar a formação profissional de mulheres nos cursos de corte e costura, doceira e salgadeira, fabricação de tortas decoradas, fabricação de folhados e croissants, fabricação de panetones e chocotones, computação básica e oficinas de palestras acerca da violência doméstica e familiar.

“Queremos que as mulheres se tornem autônomas, tenham liberdade financeira e possam se sentir seguras economicamente. Precisamos investir no potencial das mulheres que, muitas vezes, são sustentam seus filhos sozinhas; elas são determinadas, mas precisam do apoio do Poder Público e é isso que estamos buscando”, defende Nelma.

“A presença da secretária em Alagoas é um diferencial no encaminhamento das políticas públicas para as mulheres em nosso Estado. Conhecendo nosso empenho, nosso trabalho e esforço pela valorização e empoderamento das mulheres, certamente outros projetos poderão surgir por iniciativa do Ministério da Mulher”, ressaltou Tereza.

Na última semana, nas redes sociais da deputada, a secretária Nacional anunciou sua vinda à Maceió. “É uma honra estar ao lado da deputada Tereza que é uma guerreira nessa luta pelo bem-estar das mulheres; estarei em Maceió com muita alegria, levando e conhecendo ótimos projetos”, disse a secretária.

Agenda em Maceió


Na quinta (9), às 10h, a secretária participa de uma reunião com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) onde irá tratar do projeto das marisqueiras de Maceió. Em seguida, Cristiane Britto junto com a deputada Tereza e a vereadora Teca Nelma visitam a comunidade do Vergel do Lago, local de origem das mulheres marisqueiras e o Instituto Mandaver.

Ainda na quinta, às 14h30, a secretária fará uma visita à Casa da Mulher Alagoana para conhecer seu funcionamento e participar de reunião com toda a rede alagoana de enfrentamento à violência contra a mulher. O encontro tem como objetivo aprimorar e fortalecer a rede de acolhimento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica.

A reunião vai contar com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Kleber Loureiro, com a Juíza titular da Infância e Juventude, Fátima Pirauá, e das delegadas Paula Mercês da 1ª Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher e Teila Rocha Nogueira da 2ª Delegacia Especializada.

Cristiane Britto e Tereza Nelma também tem reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, a partir das 17h, encerrando a agenda da quinta. Será discutido a estrutura da Patrulha Maria da Penha, aquisição das viaturas e a regionalização das Delegacias Especializadas da Mulher.

Na sexta-feira, a secretária participa, às 9h, do lançamento do Programa Qualifica Mulher que acontecerá na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O lançamento vai contar com a presença dirigentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com os prefeitos dos municípios contemplados. O projeto tem a finalidade de estimular ações que promovam a autonomia econômica da mulher em contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.

Por meio de uma rede de parcerias com o poder público federal, estadual, distrital e municipal, entidades e instituições privadas, para fomentam ações de qualificação profissional, trabalho empreendedorismo, para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.