Alagoas

Estudantes alagoanos são os que mais relatam humilhações no país, aponta levantamento

A aparência do rosto é o principal alvo dos humilhadores

Por 7Segundos com IBGE 10/09/2021 11h11
Estudantes alagoanos são os que mais relatam humilhações no país, aponta levantamento
Sala de aula - Foto: Valdir Rocha

Entre os estudantes alagoanos que se sentiram humilhados por provocações de colegas de escola, 13,8% citou a aparência do rosto como motivo ou causa da humilhação, colocando o estado na primeira posição desse indicador entre todas as unidades da federação ficando a frente de Pernambuco e São Paulo surgiram logo atrás, ambas com 13,6%.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao motivo/causa da humilhação, 16,1% citou a aparência do corpo, 13,8% a aparência do rosto, 6,5% a cor ou raça, 3,3% a orientação sexual, 2,8% a religião e 0,6% a região de origem. Outros motivos/causas corresponderam à maior fatia; 55,2%.

Além do destaque para o critério da aparência no rosto, Alagoas figurou com a quarta maior taxa nos motivos/causas de cor ou raça e orientação sexual.

De um modo geral, o estudo mostrou que 58,8% dos escolares alagoanos entre 13 e 17 anos disseram que não se sentiram humilhados por provocações de colegas de escola nos 30 dias anteriores à pesquisa, enquanto 22,5% apontaram a frequência de duas ou mais vezes e 17,6% apenas uma vez.