Justiça

ANAC arquiva processo contra Aeroclube de AL sobre queda de avião de Gabriel Diniz

A informação foi divulgada nas redes sociais do Aeroclube nesta quarta-feira (29)

Por 7Segundos 29/09/2021 16h04
ANAC arquiva processo contra Aeroclube de AL sobre queda de avião de Gabriel Diniz
Avião que caiu com Gabriel Diniz - Foto: Iata Anderson Brandão Alves/Arquivo pessoal

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) arquivou o processo contra o Aeroclube de Alagoas no caso da queda do avião, que ocasionou na morte do cantor Gabriel Diniz e dos pilotos alagoanos Linaldo Xavier e Abraão Gonçalves. O acidente ocorreu em 2019 no município de Estância, em Sergipe. A informação foi divulgada nas redes sociais do Aeroclube nesta quarta-feira (29).

Na conclusão do processo é destacado que, com base na análise dos fatos, o pedido de arquivamento se deu por conta da ausência de elementos probatórios que comprovem o cometimento da infração. "Entende-se não constar dos autos elementos probatórios suficientes para imputar à autuada a conduta de executar serviços aéreos de forma a comprometer a ordem ou a segurança pública, ou com violação das normas de segurança dos transportes"

Uma foto da decisão foi compartilhada no perfil oficial do Aeroclube, celebrando o fato. "Em 2019 chorávamos a perda de pessoas queridas, membros da família Aeroclube de Alagoas, tentávamos nos encontrar, entender o ocorrido, sofríamos dia e noite, mais nada disso era suficiente para um lado que não respeitava nossa dor. Não queria saber a verdade, apenas difamar e distorcer o fato, não respeitando a tristeza e as lagrimas presentes, para esse lado NÃO adianta falar a verdade, eles publicam o que querem, do jeito que querem, para que passar informação correta? Sem o circo não tem “espetáculo”, consta no post.

Conclusão da época

Em 2019, a ANAC chegou à conclusão que o táxi-aéreo era ilegal e ainda autuou o Aeroclube, uma vez que era proprietário do avião, que estava registrado na categoria “instrução”, não podendo prestar serviço fora da finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas.