Polícia

PF deflagra operação para reprimir tráfico de armas e drogas em AL e mais nove estados

Uma pessoa foi presa em Maceió pelos agentes federais

Por 7Segundos com Assessoria 05/10/2021 10h10
PF deflagra operação para reprimir tráfico de armas e drogas em AL e mais nove estados
Polícia Federal - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (5), em Uberlândia/MG, a Operação Balada, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico de drogas e de armas de grosso calibre e lavagem de dinheiro. A ação teve seu desdobramento em outros Estados. Em Maceió, uma pessoa foi presa.

A organização operava um estruturado esquema de tráfico de drogas e preparava entorpecentes para comercialização, mediante emprego de insumos químicos adquiridos por meio de empresas regularmente cadastradas. No período de sete meses, foram comprados, no mercado regular, insumos capazes de manipular mais de 11 toneladas de cocaína.

A droga era remetida dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, armazenada no Triângulo Mineiro e, posteriormente, distribuída a várias regiões do país. As investigações revelaram, também, que o grupo atuava no tráfico ilegal de armas de fogo de grosso calibre.

Os investigados movimentaram mais de R$ 2 bilhões, em decorrência das atividades criminosas.

Para dissimular a origem criminosa do patrimônio acumulado, a organização criminosa utilizava um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, com a utilização de empresas de fachada e a aquisição de postos de combustíveis, hotéis, fazendas, imóveis, veículos e embarcações de luxo.