Cultura

Filme alagoano entra na disputa por uma vaga no Oscar 2022

Cavalo de Rafhael Barbosa foi um dos 15 filme pré selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes

Por 7Segundos com Assessoria 14/10/2021 16h04
Filme alagoano entra na disputa por uma vaga no Oscar 2022
Documentário Cavalo é co dirigido por cineasta arapiraquense Rafhael Barbosa - Foto: Divulgação

O filme alagoano Cavalo está na pré-seleção para concorrer ao Oscar 2022 e representar o Brasil na grande disputa pela estatueta de ouro. A obra foi indicada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais nesta quinta-feira (14) junto a outros 15 longa-metragens para a categoria de “Melhor Filme Internacional”.

O resultado final desta seleção será anunciado já nesta sexta-feira (15), após a reunião do Comitê Brasileiro de Seleção. Além de Cavalo, foram selecionadas produções brasileiras de maior destaque no último ano, como o pernambucano “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, com o ator alagoano Luciano Pedro Jr e a produção original Netflix “Sete Prisioneiros”, de Alexandre Moratto.

Para um dos diretores do filme, o arapiraquense Rafhael Barbosa, a indicação do filme é além de uma conquista pessoal, é também um triunfo para o cinema feito em Alagoas.

“É uma conquista enorme para o cinema de Alagoas, é uma conquista enorme para as nossas carreiras ter um filme apto a concorrer a uma vaga representando o Brasil, nós estamos muito felizes e sim torcendo muito porque se a gente tá concorrendo a gente tem chances”, disse.

Contudo, o cineasta reconhece os desafios de conquistar a vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. De acordo com Rafhael, há nomes igualmente fortes na corrida pela estatueta.

“Na seleção deste ano há um favoritismo pelo filme Sete Prisioneiros da Netflix porque ele consegue reunir todos os critérios da academia. Cavalo é um filme de baixíssimo orçamento, mas é também um filme que conseguiu uma repercussão muito grande, que chegou para muitas pessoas e tem uma torcida muito grande

SOBRE O FILME

Neste sábado (16) o público de Alagoas ganha mais uma chance para ver "Cavalo". O filme será exibido gratuitamente no projeto Cine Cidadania, do Cine Arte Pajuçara, às 14 horas. Após a exibição vai acontecer a conversa "Identidades afro-diaspóricas e o imaginário alagoano", com participação de Edson Bezerra, Allexandrea Constantino e Joelma Ferreira.

Com direção de Rafhael Barbosa (“O que Lembro, Tenho”) e Werner Salles Bagetti (“Exu - Além do Bem e do Mal”), “Cavalo” é um filme híbrido que circula entre a ficção, o documentário e a experimentação para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo.

Cavalo é também o termo usado nas religiões afro-diaspóricas, como a Umbanda e o Candomblé, para denominar os praticantes que são capazes de receber entidades em seus corpos. A incorporação no cavalo não é apenas mental ou espiritual – ela passa por todo o corpo. Da mesma forma, “Cavalo” não é um filme que tenta desvendar ou explicar a religiosidade, mas toma carona na experiência singular do corpo para acessar a memória, a ancestralidade e a construção de identidade de seus personagens.

Compõem o elenco Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Roberto Maxwell e Sara de Oliveira. O grupo foi selecionado após um teste de elenco e passou a conviver num intenso processo de preparação. Na proposta de criação coletiva, os protagonistas foram provocados a construir performances inspiradas pelo arquétipo do cavalo e suas muitas simbologias. Performance, dança e ritmo se entrecortam em três eixos narrativos.

Contemplado no Prêmio Guilherme Rogato, da prefeitura de Maceió, e contando com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA para sua realização, “Cavalo” é o primeiro longa-metragem fomentado por um edital público realizado em Alagoas, o que representa um marco para a política cultural do estado.