Maceió

Protesto: Moradores do Bom Parto reivindicam relocação à Braskem

Muitas casas da região Cambona e Bom Parto já foram desocupadas, mas grande parte foi deixada para trás

Por 7Segundos com Cidade Alerta 18/10/2021 19h07 - Atualizado em 18/10/2021 19h07
Protesto: Moradores do Bom Parto reivindicam relocação à Braskem
Protestantes ergueram cartazes com críticas à Braskem - Foto: Reprodução/Cidade Alerta

Um protesto foi iniciado durante o final da tarde desta segunda-feira (18) na Rua Francisco Braga Quintela Cavalcanti, localizada no bairro da Cambona, parte alta de Maceió. Os moradores da região reivindicam a relocação de suas moradias após a área ter sido considerada de risco devido às ações realizadas pela empresa Braskem, que desestabilizou o solo.

Muitas casas da região entre Cambona e Bom Parto já foram desocupadas, mas grande parte foi deixada para trás. Os moradores que permanecem na região afetada sofrem com cortes no abastecimento de água e, em alguns casos, de energia elétrica. Eles dizem que as ruas estão escuras e que o bairro ficou praticamente abandonado, o que interfere diretamente na segurança da região.

De acordo com os protestantes, eles não têm qualquer nível de comunicação com a Braskem, empresa do ramo petroquímico. O ato contou com a presença de crianças, adultos, idosos e gestante; todos com o objetivo de obter uma resposta da empresa responsável.

Joseane, uma das moradoras da região que esteve presente no protesto, diz que “não houve nenhuma proposta, nenhum acordo. Estamos sem recursos, sem colégio para as crianças, assalto, escuridão, falta de água. [Os órgãos responsáveis] tiraram algumas pessoas do bairro e outras ficaram, e a gente quer os nossos direitos também, realocação também! A gente não quer ficar aqui mais porque aqui não tem mais nada”.

“Os comércios daqui acabaram, os primeiros clientes daqui do bairro eram os próprios moradores. Saiu uma parte dos moradores, faliu muito comércio, ficamos sem transporte, ficamos sem nada; estamos à mercê e a gente quer uma resposta”, relatou Joseane.

Outro protestante questionou a realocação de apenas alguns moradores do mesmo bairro: “o que a gente busca entender é como que um lado da rua oferece perigo e, na outra esquina, a casa de frente não oferece perigo?”. “Eles disseram que vão fazer uma averiguação de seis em seis meses, mas gente, não tem como, eles acabaram com o bairro; a Braskem acabou com a vida dos habitantes aqui do Bom Parto”, criticou.

Com o protesto, que começou por volta das 17h, o trânsito foi fechado no cruzamento entre a Rua Francisco Braga Quintela Cavalcanti e a Rua General Hermes, depois do bairro Bom Parto, sentido ao Cambona. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve presente no local para orientar os motoristas que passavam pelo trecho fechado.

A Polícia Militar também esteve presente para acompanhar a manifestação, que seguiu pacificamente do começo ao fim.