Cultura

Dicas de Leitura: 7Segundos traz sugestões para o Dia Nacional do Livro

Escolha um e boa leitura!

Por 7Segundos 29/10/2021 10h10
Dicas de Leitura: 7Segundos traz sugestões para o Dia Nacional do Livro
Confira a dica de livros - Foto: Criador: Andrius Aleksandravicius / EyeEm | Crédito: Getty Images/EyeEm

Durante a pandemia, cresceu o interesse das pessoas por livros, principalmente pelo fato de estarem mais em casa. Romance, guerra, ficção, fatos reais, diversos mundos podem ser desbravados com um livro na mão. Nestas duas décadas, já surgiram obras que ganharam o status de clássicos da literatura, arrebentaram em vendas no mundo inteiro e até
ganharam a rede social do momento e fizeram milhares de adolescentes correrem para as livrarias. Veja as dicas de alguns lidos pela redação do 7Segundos.

Holocausto Brasileiro

De autoria da jornalista Daniela Arbex, o livro Holocausto Brasileiro é uma livro-reportagem sobre um dos maiores genocídios realizados no Brasil, no hospital Colônia, onde mais de 60 mil pessoas foram mortas. A obra pode ser encontrada em todas as livrarias da capital ou pela internet.

Como Surgem os Monstros

O livro da alagoana Bárbara Oliveira “Como Surgem os Monstros” é uma antologia de terror sobre histórias macabras e tradicionais do Nordeste. A obra é dividida em contos de gêneros diversos, com histórias policiais, de suspense, terror e fantasia. O livro pode ser adquirido pela internet ou diretamente com a autora através de suas redes sociais.

De todos os motivos - Vitor Castrillo

Confuso sobre seus sentimentos por Henrique, seu melhor amigo, Pedro recorre à internet e escreve um post em um fórum sobre a amizade dos dois. Em busca de ajuda e palavras de incentivo para tomar uma atitude, Pedro relembra momentos importantes do relacionamento e lista todos os motivos pelos quais o que existe entre os dois pode ser mais do que amizade.

Vox - Christina Dalcher

O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade. Esse é só o começo... Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir . Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.

O amor e outras coisas veio

Macy Sorensen se acomodou em uma rotina ambiciosa e pouco emocionante: trabalha duro como residente em pediatria, planeja se casar um dia com um homem mais velho e financeiramente estável, mantém uma postura discreta e o coração resguardado.

No entanto, quando se encontra por acaso com Elliot Petropoulos – primeiro e único amor da sua vida –, a bolha cautelosa que criou para si começa a se dissolver. No passado, Elliot representou o mundo inteiro de Macy – transformando-se do amigo magrelo e amante de livros desajeitado no homem que a convenceu a abrir seu coração... até parti-lo na mesma noite em que declarou seu amor por ela.

Nesta narrativa alternada entre presente e passado, os adolescentes Elliot e Macy vão de amigos a muito além – passam horas a fio devorando livros juntos, partilhando suas palavras prediletas em meio a diálogos sobre sofrimentos e êxitos da vida. Na fase adulta, porém, eles permaneceram afastados até o reencontro inesperado.

Embora as lembranças estejam encobertas pela agonia dos acontecimentos do passado, caberá a Elliot compreender a verdade por trás da década de silêncio de Macy, tendo de superar o passado e a si mesmo a fim de reavivar a crença dela na possibilidade de um cálido amor.

Os presidentes: a história dos que mandaram e desmandaram no Brasil, de Deodoro a Bolsonaro - Rodrigo Vizeu

Dizem que brasileiro não sabe votar porque não tem memória. Porque não lembra que um certo presidente não teria sido eleito sem um acordo entreos ricos. E que outro contou com uma ajudinha na imprensa. Teve também oque ganhou poder graças às fake news. E aquele que comprometeu as contas públicas. Sem falar do que atropelou as instituições em nome de uma mítica conexão direta com o povo. Também não lembra que a falta de comunicação de um certo presidente contribuiu para que uma campanha de  saúde se transformasse em revolta. E que o autoritarismo de outro levou a torturas e assassinatos.Foi para refrescar nossa mente que o jornalista Rodrigo Vizeu resolveu mergulhar na história do Brasil e traçar um perfil completo de 32 dos nossos presidentes. E assim criou, na Folha de S.Paulo, o podcast Presidente da Semana, que inspirou este livro.  Trazendo comentários de grandes especialistas, como José Murilo de Carvalho, Boris Fausto, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling, Vizeu dá vida aos personagens e nos leva a conhecer a própria história do Brasil, marcada por uma dança de cadeiras de oligarcas, militares e populistas em uma frágil democracia.


Nada - Janne Teller

"Nada importa" é a conclusão que Pierre Anthon chega. Pierre é um adolescente de 13 anos que de repente acredita que a vida não tem sentido. Seus amigos tentam mostrar, através de seus objetos preferidos, que a vida possui um significado. Cheio de emoção, a autora Janne Teller faz uma reflexão sobre a sociedade contemporânea e seus valores.

Pressa de ser feliz - Matheus Rocha

Textos inéditos do autor do blog Neologismo: o cotidiano de alguém que sabe ser feliz apesar da ansiedade. Matheus Rocha, autor do blog Neologismo, gosta de falar sobre a vida. E a vida tem dessas coisas: paixões, relacionamentos desencontrados e amores que marcam o coração. Ele acha, de verdade, que esse mundo pode ser um lugar bem legal pra se  viver, e sonha em abraçar as pessoas por meio de suas palavras. Em Pressa de ser feliz, reuniu crônicas do cotidiano de um ansioso. É a experiência de alguém que, como todo mundo, aprende pouco a pouco a lidar com as loucuras da vida e com a urgência da felicidade.